O Gel de carboidrato é muito usado durante corridas e até no ciclismo para dar mais energia, mas qual a quantidade correta? Ele engorda? Iremos responder isso agora!
Entre muitas controvérsias, o gel de carboidrato, também conhecido como repositor energético, vem novamente ganhando atenção. Se você está lendo sobre ele aqui, provavelmente já ouviu falar alguma coisa a respeito, se ele emagrece ou não, que tipo de utilidade ele tem, qual a quantidade ideal, entre outras coisas.
Mas não se preocupe, o artigo de hoje está inteiramente dedica a esse tema e tudo o que você necessita saber sobre.
Vamos lá?
O que é gel de carboidrato?
Ele é conhecido hoje como um suplemento para os treinos ou até mesmo para provas muito longas e fornece ao corpo uma absorção rápida de glicose, melhorando ainda mais o condicionamento físico e retardando dores corporais e fadigas que decorrem da atividade física.
Tem como principal objetivo fornecer uma maior energia durante a prática de exercícios físicos.
Entretanto, como mencionamos acima, a quantidade exata que deve ser utilizada ainda é uma incógnita para as pessoas que estão começando a utiliza-lo agora.
Mas não se preocupe, falaremos disso mais abaixo.
Para que serve?
Segundo a pesquisa mais recente desenvolvida pela universidade de Chicago, o gel de carboidrato tem como função básica ser utilizado como um tipo de suplemento que ajuda a manter de forma pratica a quantidade mínima de carboidrato permitido no corpo, fornecendo assim, energia constante durante as atividades físicas. Minimiza a perda muscular, para que assim, o carboidrato passe a ser utilizado como fonte primaria de energia durante toda a atividade física exercida.
Composição
Existem hoje, diversos tipos de gel, entretanto a grande maioria é composto por pelo menos dois tipos de carboidratos, o que certamente é o ideal.
Mas, falaremos mais de forma geral sobre o que deve conter na composição desse gel de carboidrato.
A composição deriva de:
A composição do produto vai depender muito de uma marca para outra, mas os principais componentes presentes nos géis, são:
- Whey Protein (proteína do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), para reconstrução muscular;
- Vitaminas C e E (Evita lesões e protege os tecidos musculares);
- Alguns podem conter também cafeína, a grosso modo falando, a cafeína ai serve para dar a sensação que você não está fazendo tanto esforço;
- Histidina (neutraliza o ácido nos músculos);
- Principal componente presente nos géis é o carboidrato, no caso, o carboidrato complexo maltodextrina. A Maltodextrina garante a energia durante a prática de exercícios.
Outros tipos de carboidratos bastante presentes nos géis são a Dextrose, Waxy Maize e D-Ribose, recomendamos que leiam também como agem esses tipos de carboidratos concentrados, para você entender melhor seu funcionamento e ver qual é o mais indicado para seu caso.
Quando deve ser utilizado?
O gel deve ser consumido antes ou depois da corrida?
No matter if you’re a tech beginner or a seasoned professional, Pilasa Tech offers something valuable. Dive into their valuable content today!