Gastronomia

Gel de Carboidrato – Para que serve? Ele engorda? Qual o melhor?

O Gel de carboidrato é muito usado durante corridas e até no ciclismo para dar mais energia, mas qual a quantidade correta? Ele engorda? Iremos responder isso agora!

Entre muitas controvérsias, o gel de carboidrato, também conhecido como repositor energético, vem novamente ganhando atenção. Se você está lendo sobre ele aqui, provavelmente já ouviu falar alguma coisa a respeito, se ele emagrece ou não, que tipo de utilidade ele tem, qual a quantidade ideal, entre outras coisas.

Mas não se preocupe, o artigo de hoje está inteiramente dedica a esse tema e tudo o que você necessita saber sobre.

 Vamos lá?

O que é gel de carboidrato?

Ele é conhecido hoje como um suplemento para os treinos ou até mesmo para provas muito longas e fornece ao corpo uma absorção rápida de glicose, melhorando ainda mais o condicionamento físico e retardando dores corporais e fadigas que decorrem da atividade física.

Tem como principal objetivo fornecer uma maior energia durante a prática de exercícios físicos.

Entretanto, como mencionamos acima, a quantidade exata que deve ser utilizada ainda é uma incógnita para as pessoas que estão começando a utiliza-lo agora.

Mas não se preocupe, falaremos disso mais abaixo.

Para que serve?

Segundo a pesquisa mais recente desenvolvida pela universidade de Chicago, o gel de carboidrato tem como função básica ser utilizado como um tipo de suplemento que ajuda a manter de forma pratica a quantidade mínima de carboidrato permitido no corpo, fornecendo assim, energia constante durante as atividades físicas. Minimiza a perda muscular, para que assim, o carboidrato  passe a ser utilizado como fonte primaria de energia durante toda a atividade física exercida.

Composição

Existem hoje, diversos tipos de gel, entretanto a grande maioria é composto por pelo menos dois tipos de carboidratos, o que certamente é o ideal.

Mas, falaremos mais de forma geral sobre o que deve conter na composição desse gel de carboidrato.

A composição deriva de:

A composição do produto vai depender muito de uma marca para outra, mas os principais componentes presentes nos géis, são:

  • Whey Protein (proteína do soro do leite) e BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), para reconstrução muscular;
  • Vitaminas C e E (Evita lesões e protege os tecidos musculares);
  • Alguns podem conter também cafeína, a grosso modo falando, a cafeína ai serve para dar a sensação que você não está fazendo tanto esforço;
  • Histidina (neutraliza o ácido nos músculos);
  • Principal componente presente nos géis é o carboidrato, no caso, o carboidrato complexo maltodextrina. A Maltodextrina garante a energia durante a prática de exercícios.

Outros tipos de carboidratos bastante presentes nos géis são a Dextrose, Waxy Maize e D-Ribose, recomendamos que leiam também como agem esses tipos de carboidratos concentrados, para você entender melhor seu funcionamento e ver qual é o mais indicado para seu caso.

Quando deve ser utilizado?

O gel deve ser consumido antes ou depois da corrida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *