Gastronomia

Aumentar a velocidade ou as distâncias percorridas na corrida de rua, o que é melhor?

Uma dúvida muito comum, em relação a corrida, é se devemos aumentar a velocidade ao percorrer um trajeto ou se devemos aumentar a distância. Veja neste artigo, mais sobre este tema, para tomar a sua decisão.

Correr mais ou mais rápido? Que corredor nunca teve esta dúvida? Vamos pegar um iniciante, que começa lá no objetivo dos 5 km.

Logo ele chega, vai para os 10, 15, meia maratona e tudo mais. Mas e quem quer melhorar no 5 km? Como fica? Aumentar a distância ou correr mais rápido na corrida é uma dúvida comum e envolve muitos gostos pessoais.

Este artigo não tem, de forma alguma, o objetivo de dar uma resposta pronta. Cada um dos objetivos é muito, muito pessoal.

Porém, quero apresentar, de forma clara, os benefícios e principalmente, como conseguir melhorar no que realmente é importante para você.

Toggle

  • Correr distâncias maiores, por que é bom?
  • O que fazer para correr distâncias maiores?
  • Melhorar meu tempo em uma prova que já fiz, é uma boa?
  • Como melhorar meu tempo na corrida?

Correr distâncias maiores, por que é bom?

Quando se é corredor, aumentar as distâncias é algo muito legal, no sentido de desafio, de meta a ser batida. Em termos fisiológicos, para correr maiores distâncias você precisa melhorar seu Vo2 máximo e resistência muscular.

Além disso, ainda temos a questão da adaptação constante do corpo, já que teremos que fazer treinos diferentes, mais longos e com foco em melhora da resistência.

Correr distancias maiores é muito interessante para quem tem um perfil de desafio, de meta a ser batida. É algo que funciona muito bem para a manutenção do hábito de correr.

O que fazer para correr distâncias maiores?

Basicamente você precisa de mais força e resistência e ir, aos poucos, adaptando seu corpo a novas distâncias. Comece com pouco, não faça grandes saltos.

Trabalhe com treinos de morro ou de tiros, com foco em resistência. Isso vai fazer com que seu Vo2 máximo aumente e você tenha mais “gás” para correr distâncias maiores.

Cabe a você, encontrar qual destes objetivos te desafia mais e te faz ficar mais motivado. Isso sim, será de fundamental importância.

Sempre treine com a orientação de um bom profissional. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *