Gastronomia

Bodybuilding/Fisiculturismo – O que é, Sua história e Categorias

O fisiculturismo é um esporte crescente no Brasil e que atrai cada vez mais praticantes e fãs. Veja neste artigo completo, tudo o que você sempre quis saber sobre ele!

Competição de Bodybuilding e Fitness organizada pela IFBB em 2015 na Holanda.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

  • O que é
  • História do Bodybuilding/Fisiculturismo
  • Primeiros Bodybuilder/Fisiculturistas notáveis!
  • Federações de fisiculturismo
  • Principais categorias do Bodybuilding
  • Categorias femininas de fisiculturismo
  • Fatores fundamentais na avaliação do fisiculturismo
  • Quero ser um fisiculturista, por onde devo começar?
  • Como se tornar um fisiculturista

O que é

O fisiculturismo, também conhecido aqui no Brasil como bodybuilding (fisiculturismo em inglês)  é um esporte que por muito tempo foi discriminado.

Porém, nos últimos anos tivemos uma grande crescente não apenas na exposição, como também no interesse das pessoas e de patrocinadores. Tudo isso fez com que ele se tornasse um esporte popular e que está na luta para se tornar olímpico.

Mas este é um esporte de muitos, muitos anos. Afinal, desde os primórdios da humanidade, comparar corpos e beleza, sempre esteve em nossa cultura. Por isso, antes de falarmos mais especificamente do fisiculturismo, precisamos conceitua-lo em um cenário histórico!

História do Bodybuilding/Fisiculturismo

Em 1965 Larry Scott aos 27 anos sendo o primeiro a vencer o Mr. Olympia, ao lado já em 2012 aos 73 anos.

A utilização de exercícios de força como competição é milenar. Na antiga Grécia e no Egito, há registros de competições de comparação de beleza e simetria de corpos. Mas foi no século XX que o fisiculturismo realmente ganhou as formas pelas quais conhecemos hoje.

Para quem conhece a estrutura do fisiculturismo atual, imaginar o esporte sem as grandes competições, é até difícil.

Porém, isso é resultado de décadas de evolução. As primeiras competições de fisiculturismo da era moderna foram realizadas no início do século passado.

A primeira grande competição foi realizada por Eugen Sandow. Este é considerado o pai do fisiculturismo e da musculação moderna, sendo um atleta completo.

Foi campeão de provas de strongman e de atletismo, mas se destacou mesmo foi por seu físico, simétrico e altamente definido.

A primeira competição de fisiculturismo não seguia exatamente os moldes de hoje, mas já começou a desenhar o perfil do esporte atual.

Porém, foram em décadas seguintes que o fisiculturismo começou a ganhar a cara que tem hoje e se popularizou.

Primeiros Bodybuilder/Fisiculturistas notáveis!

Arnold Schwarzenegger durante competição do Mr Olympia em 1976 (esquerda) e depois em 1980, último ano a competir e conquistar o título de campeão pela 7° vez!

Na década de 30 tivemos alguns bodybuilder (significa fisiculturistas em inglês) que começaram a se destacar.

Além de serem atletas, eles ajudaram a propagar métodos de treino, dietas e todo este contexto do esporte.

Earle Liederman foi atleta e autor de alguns dos livros mais antigos relacionados a musculação. Finn Hateral foi um dos pioneiros na arte de posa, algo marcante nos dias atuais.

Algumas décadas depois, o fisiculturismo veio a ganhar ainda mais força. Na década de 70 e 80 que o esporte teve um grande salto, com alguns dos principais nomes do fisiculturismo, ganhando muito espaço.

Esta foi considerada uma época de ouro, onde nomes como Arnold Schwarzenegger, Sergio Oliva, Larry Scott, Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Frank Zane, Adan Taylor, Dorian Yates (6 vezes campeão do Mr Olympia) e Ronnie Coleman, 8 vezes campeão do Mr. Olympia, alias, o maior campeão ao lado de Lee Haney, onde conquistou o título 8 vezes também. 

Esses atletas são certamente, alguns dos bodybuilder mais venerados da “old school” do fisiculturismo mundial. Sendo o Ronnie Coleman de uma geração mais recente.

Estes atletas impulsionaram o esporte e ganharam uma enorme notoriedade. Muitos deles, fizeram participações na televisão e no cinema, ganhando grande fama. Isso ajudou a impulsionar o esporte na mídia e trouxe muitos adeptos.

A federação internacional de fisiculturismo (IFBB) foi fundada na década de 40, mas foi nesta época que ganhou muito espaço. O primeiro Mr Olympia aconteceu na década de 60 e foi vencido por Larry Scott.

A competição foi responsável por impulsionar ainda mais o fisiculturismo.

Eduardo Correa durante o Mr. Olympia em 2014, maior represente brasileiro no fisiculturismo na atualidade.

Atualmente o fisiculturismo conta com grandes nomes, como Phil Heath (campeão nos últimos 7 anos), Kay Greene e Jay Cutler (4 vezes campeão).

Nacionalmente, o grande expoente é Eduardo Correa, que já competiu diversas vezes no Mr Olympia de sua categoria, a 212 libras (ou até 96 kg), a segunda principal categoria do Mr Olympia.

Artigos relacionados

  • Bodybuilding/Fisiculturismo – O que é, Sua história e Categorias 13 de abril de 2018
  • Fisiculturismo/Bodybuilding Natural realmente existe? (veja fotos e vídeos) 17 de fevereiro de 2016

Federações de fisiculturismo

Todas as competições oficiais de fisiculturismo são feitas por federações. Temos, no âmbito mais geral, a IFBB como a mais conhecida.

É a IFBB que promove o Mr Olympia e as principais competições de fisiculturismo pelo mundo.

Em competições profissionais, a IFBB é a mais importante federação. No fisiculturismo amador, temos também a NABBA, que realiza competições e tem milhares de atletas registrado.

Independentemente se o atleta é amador ou profissional, para que ele possa competir, precisa necessariamente estar afiliado a uma federação.

Principais categorias do Bodybuilding

Falar em categorias é algo bastante amplo, já que federações tem nomes diferentes para cada uma delas. Além disso, há categorias mais específicas, que acontecem apenas em alguns locais.

As categorias são separadas por sexo, em alguns casos também por idade e por altura. Isso para que as competições sejam mais justas.

Categorias masculinas de Bodybuilding

As categorias masculinas de fisiculturismo podem ser divididas da seguinte forma, segundo dados da IFBB Brasil:

Categoria Sênior

Máster I (40-49 anos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *