Gastronomia

Progressive overload, tudo o que você precisa saber sobre esse método de treino!

O progressive overload, ou sobrecarga progressiva, se baseia em um conceito fundamental para o desenvolvimento físico.

Se formos até a base do treinamento físico, que nasceu do treinamento desportivo, veremos que há alguns princípios fundamentais. Entre estes princípios, temos o da sobrecarga. É justamente pautado sob este fundamento, que o progressive overload se baseia.

Nada mais do que um método de treino que se baseia em progressões de sobrecarga, este método é fundamental para quem busca melhores resultados. As aplicações do progressive overload são infinitas!

Mas antes de falarmos disso, vamos nos ater ao conceito!

O que é o progressive overload?

Basicamente, o progressive overload nada mais é do que um método que estruturou o princípio da sobrecarga. Ele se baseia em um aumento crescente da sobrecarga do treino. Sempre lembrando, que sobrecarga não é necessariamente mais peso nos exercícios. Existem diversos elementos que interagem entre si, para o aumento da sobrecarga.

Basicamente, quem usa uma boa periodização para musculação, já tem utilizado este método. Esta é uma das bases da musculação.

Porém, o progressive overload nada mais é do que um método que deixou isso mais organizado, principalmente para pessoas que não tem o acompanhamento de bons profissionais.

Então, ele se baseia na progressão da sobrecarga total do treinamento. Por exemplo, se você executa um exercício como o agachamento, com 10 repetições, usando 70 quilos, em algumas semanas, deve aumentar ou a carga ou o número de repetições.

Como usar na prática este método!

Como usar o progressive overload?

1- Aumente a carga dos exercícios

Esta é a forma mais fácil e comum de usar o progressive overload. Com o passar do tempo, o treino tende a ficar mais ‘fácil”. É o processo adaptativo de nossos músculos e metabolismo que faz isso. Desta maneira, para continuar com os progressos, aumentamos a carga dos exercícios. É importante salientar que isso não significa que você deva virar um “guindaste”. Aumentar a carga de qualquer exercício, exige responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *