Com a expectativa de atrair milhões de foliões em diversas regiões de Minas Gerais, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estruturou uma operação especial para garantir a regularidade do abastecimento de água e o esgotamento sanitário durante o Carnaval 2026.
Além do apoio oficial à festa na capital mineira, a companhia mobiliza equipes técnicas, logística de emergência e monitoramento 24 horas em todas as regiões onde atua no interior do estado.
“O Carnaval é uma das datas mais importantes para a economia e cultura de Minas. Por isso, nossa preparação vai além do patrocínio em Belo Horizonte. Estamos com um olhar atento a cada município mineiro, entendendo que o aumento populacional nessas cidades exige uma engenharia de prontidão para que a festa aconteça com tranquilidade e saúde pública”, destaca a diretora de Operações da Copasa, Laura Petri.
Operação Carnaval de Minas
Para atender ao aumento brusco da demanda, especialmente em cidades históricas e polos turísticos, a Copasa iniciou um plano de contingência que contempla a realização de manutenção preventiva, com revisão antecipada de conjuntos motobomba, painéis elétricos e geradores nas Estações de Tratamento de Água. A estratégia operacional também prevê a reservação máxima, garantindo que os reservatórios iniciem o período de folia com 100% de sua capacidade, criando uma margem de segurança para absorver os picos de consumo.
Além disso, houve reforço nas equipes de plantão, com ampliação do contingente de técnicos e eletromecânicos para atendimento a manutenções emergenciais, reduzindo o tempo de resposta em casos de vazamentos ou interrupções. O plano inclui ainda a logística de caminhões-pipa, com monitoramento de pontos críticos e frotas de apoio estrategicamente posicionadas para suprir serviços essenciais, como hospitais e unidades de pronto atendimento, bem como áreas de grande aglomeração, se necessário.
Consumo consciente
A Copasa também reforça o pedido de colaboração aos foliões e à rede hoteleira. O uso consciente da água é fundamental para que o sistema de abastecimento funcione adequadamente durante o feriado prolongado. A companhia recomenda que vazamentos internos sejam corrigidos e que o uso da água seja priorizado para higiene e alimentação.
Há ainda a necessidade de que os imóveis contem com caixas d’água em quantidade e condições adequadas para que, em situações de paralisações por falta de energia elétrica, manutenções de emergência ou aumento no número de pessoas em uma residência, o cliente não sinta os impactos do desabastecimento.
