Gastronomia

7 Exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema que afeta milhares de pessoas e que prejudica em muito a funcionalidade e a forma como as pessoas treinam. Veja neste artigo, alguns exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco!

Eu recebo muitas dúvidas, quase que diariamente, sobre elementos ligados a treinos, exercícios e todo este contexto. Eu percebo, constantemente, dúvidas relacionadas a exercícios que podem e exercícios que não podem ser executados por pessoas que possuem hérnia de disco.

Esta patologia, traz muitas dúvidas e exige do profissional que acompanha os treinos, determinados cuidados.

Alguns exercícios são proibidos neste caso. Quando falo em proibidos, é importante ressaltar alguns pontos. É preciso entender que há vários níveis de hérnia de disco, que ela pode ter diferentes localizações e que tudo depende da individualidade.

Neste ponto, a relação entre educador físico, fisioterapeuta e ortopedista, é fundamental. Juntos, estes 3 profissionais poderão fazer com que a pessoa que possui hérnia de disco, tenha muito mais qualidade de vida e pare de sofrer com as dores da patologia.

Antes de falar especificamente dos exercícios proibidos para quem possui hérnia de disco, preciso fazer uma breve explicação sobre a hérnia de disco em si!

Tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco, também conhecida como protrusão discal, acontece quando um disco intervertebral se desloca, de forma lateral, anterior ou posterior. Isso faz com que o disco intervertebral comprima o nervo que passa por este local, causando grandes dores.

Então, a hérnia de disco pode ter vários estágios de protrusão, ocorrer em qualquer região da coluna e principalmente, ter direções diferentes.

Isso faz com que os exercícios que irei citar adiante, tem que levar em conta tais fatores.

Por exemplo, alguns exercícios que são proibidos para pessoas que possuam uma hérnia de disco em um grau mais avançado, localizada posteriormente, possam ser executados por alguém que tem uma em estágio inicial, em outra direção.

Por isso que o trabalho do fisioterapeuta, do ortopedista e do educador físico, em conjunto, é fundamental. Para avaliar o que é mais indicado para cada caso.

Desta forma, os exercícios “proibidos”, dependem de uma série de fatores.

Exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco, o que você precisa saber

Leia também => Exercícios que aliviam a dor no nervo ciático

6- Elevação pélvica com a cabeça apoiada no chão

Este exercício é proibido para pessoas que tenham hérnia de disco na região cervical. Como este movimento acaba forçando uma flexão do pescoço, ele força os discos intervertebrais. Na maioria dos casos (quando com uma gravidade menor), a utilização da cabeça apoiada em um banco, já resolve este problema.

7- Abdominais com grande amplitude

Determinados exercícios abdominais, acabam gerando uma pressão mais acentuada nos discos intervertebrais. Como, para que seja devidamente ativados os músculos abdominais, necessitamos de uma flexão da coluna, eles acabam sendo contraindicados.

Não de uma forma total, radical. Mas sim, com adaptações para o quadro do paciente. Por exemplo, quem tem uma hérnia de disco na região lombar, não vai fazer o abdominal remador. Mas pode fazer o abdominal tradicional (crunch), com uma amplitude menor, sem retirar a região lombar do chão e evitando uma flexão de coluna muito acentuada.

De forma geral, estes são os principais exercícios proibidos para quem tem hérnia de disco. Guardadas as devidas individualidades e proporções. No final, para quem tem hérnia de disco, o mais importante  é o acompanhamento de um bom profissional. Afinal, esta pessoa precisa treinar e fortalecer os músculos, para ter uma melhor estabilização. Cabe saber escolher os melhores exercícios substitutos e treinar da maneira mais adequada. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *