Gastronomia

Fase excêntrica e Fase Concêntrica: diferenças, aplicações e técnicas avançadas

Você conhece as fases excêntrica e concêntrica durante as execuções dos exercícios? Veja os tipos de contrações musculares, como são aplicadas e técnicas avançadas que utilizam essas fases para potencializar os resultados de hipertrofia e força.

No mundo da musculação alguns conceitos são importantes para entender como funcionam as variáveis que influenciam o aumento de massa muscular e os aspectos por trás da hipertrofia.

Dessa forma, para compreender como funciona a sessão de treinamento e os métodos utilizados é necessário entender primeiro quais são os tipos de contração muscular e como estas acontecem.

Sendo assim, este artigo busca explicar um conceito básico da musculação que é a fase excêntrica e concêntrica e como estas têm impacto no treinamento.

Toggle

  • Conceito
  • Fase concêntrica
  • Fase excêntrica
  • Técnicas que podem ser utilizadas

Conceito

A contração muscular tem uma grande importância para o corpo, pois a partir dela as pessoas são capazes de se movimentar e efetuar suas atividades do cotidiano.

Na musculação é a partir da contração muscular que é efetuado o trabalho nos grupos musculares e através de qual são planejados os estímulos no treinamento para poder obter os resultados almejados.

Dessa forma, temos as contrações musculares isométrica, na qual há contração muscular, porém sem alteração no ângulo de contração e a isotônica, onde há a alteração no ângulo de movimento e esta se divide em fase concêntrica e excêntrica.

Fase concêntrica

Ocorre quando ocorre uma diminuição do ângulo de movimento e encurtamento muscular, também é quando a força imposta pelo praticante vence a resistência, neste caso a barra ou halter utilizado no exercício.

Por exemplo, ao efetuar o supino, o movimento efetuado de afastar a barra do peitoral é a fase concêntrica do exercício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *