Gastronomia

Treino de Força e Resistência: Diferenças e como podem auxiliar no progresso do seu treino

Entenda as principais diferenças entre um treino de força e um treino de resistência e como funciona cada etapa dentro de um periodização, para que possa  gerar benefícios no treino, e consequentemente, resultados positivos dentro dos seus objetivos.

Na musculação, há diversas variáveis que devem ser levadas em consideração. O treino deve ser adaptado de acordo com o perfil de cada praticante, respeitando sempre sua individualidade biológica. Também é necessário estar atento as necessidades e objetivos de cada um, pois dessa forma é possível ter uma abordagem mais adequada ao tipo de treino a ser utilizado.

Sendo assim, muitos se confundem em qual momento utilizar cada tipo de treino, com o objetivo de ganhar força ou resistência.

Dessa forma, este artigo abordará os conceitos de força e resistência, quais os principais benefícios de incluir este tipo de treino para melhorar os resultados na musculação.

Toggle

  • Conceito de força e resistência
  •  Aspectos do treino de força e resistência
  • Qual a importância de treinar força e resistência?

Conceito de força e resistência

Em primeiro lugar, para poder entender como funciona cada tipo de treino é necessário entender o significado de cada uma das manifestações de força aqui citadas.

As diferentes manifestações de força citadas neste artigo são a da força máxima e a da resistência.

Força máxima (Força)

A força máxima, segundo Prestes (2016) é a capacidade de um grupo muscular de gerar tensão durante uma repetição em um exercício.

Também pode ser considerada como a carga máxima utilizada para realizar apenas uma repetição, sendo o teste de 1RM a principal ferramenta para avaliar esta valência.

Resistência de força (resistência)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *