Gastronomia

Exercícios e treinamento de core para ciclistas

O treinamento de core é fundamental para os ciclistas. Afinal, ele pode ajudar a aumentar consideravelmente o desempenho e prevenir lesões. Veja neste artigo, como deve ser o treino de core para ciclistas.

O ciclismo é um esporte predominantemente aeróbico, mas que exige muito de qualidades físicas como força e resistência muscular localizada.

Neste sentido, um dos grandes trabalhos a serem feitos na preparação para o ciclismo, é o fortalecimento do core.

Quanto mais forte e resistente ele for, menor será o desgaste em momentos de grande solicitação, como subidas ou sprints.

Por isso, é fundamental que, paralelo ao treinamento de bike, o ciclista faça exercícios de fortalecimento. Neste sentido, o treinamento de core para ciclistas, é uma das bases a serem seguidas sempre.

Como deve ser o treinamento de fortalecimento de core para ciclistas?

Antes de falar especificamente dos exercícios a serem usados, é importante compreender porque razão o treinamento de core é importante.

Primeiramente, a solicitação motora do ciclismo exige muito do abdômen e dos músculos lombares, em termos de estabilização.

No geral, um treino dura várias horas e durante todo este tempo, os músculos do core precisam manter o tronco estável e ainda auxiliar nos movimentos.

Por isso, eles precisam estar fortes e estáveis, para que não seja necessário, durante os treinos de ciclismo, a utilização de músculos desnecessários.

Por isso tudo e para a prevenção de lesões e dores, o treinamento do core é fundamental. Um erro muito comum aqui, é achar que ciclista precisa fortalecer apenas os músculos lombares.

Lógico que eles são importantes, porém, se este estiverem muito fortes e os músculos lombares não acompanharem isso, teremos um problema de desequilíbrio muscular.

A prancha lateral é um movimento importante, pois fortalece, de forma estática (a mais utilizada no ciclismo).

Desta forma, este é um exercício que tem uma ótima transferência de força para a modalidade.

9. Agachamento e levantamento terra

Agachamento com Barra Livre – Exercício para Coxa – Baixe o App!

 

Estes são 2 exercícios que não são específicos para o Core, mas que trazem um enorme trabalho de fortalecimento.

Em ambos, além de fortalecer músculos fundamentais para o ciclismo, ainda temos um trabalho altamente eficiente para os músculos do core.

Qualquer ciclista precisa de um bom trabalho de fortalecimento do core.

Estes exercícios aqui apresentados, quando bem trabalhados, dão um excelente resultado. Sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *