O ciclismo vem crescendo exponencialmente no Brasil e com isso, cresce a necessidade de mais conhecimento e informação sobre a modalidade. Veja neste artigo, um guia completo sobre a preparação física!
O ciclismo amador cresce ano após ano no Brasil. As maiores facilidades de acesso a equipamento de boa qualidade, somada ao maior interesse por atividades físicas, trouxe este cenário.
Some isso ao fato do ciclismo ser um esporte aeróbico, feito ao ar livre e teremos uma modalidade em constante crescimento.
As provas também aumentaram consideravelmente, sendo que hoje, para um ciclista amador, há possibilidades de provas em diferentes cenários e contextos
. Mas para isso, se tornou mais importante a preparação física para ciclismo, que dá o suporte para que o ciclista tenha melhores resultados.
A preparação física para ciclismo que iremos tratar neste artigo, é focada em amadores e não em profissionais. Há uma diferença substancial na forma como ela é realizada para cada um destes casos.
Além disso, temos diversas modalidades de ciclismo, cada uma com suas particularidades.
Para tornar este texto mais direto e assertivo, vou focar mais nas duas modalidades mais praticadas: o mountain bike e o ciclismo de estrada.
Desta maneira, será possível traçar alguns pontos para que fique mais claro como deve ser feita a preparação física para ciclismo.
Periodização para preparação física de ciclismo
Vamos partir do básico, do fundamental: a periodização. Sem ela, não será possível chegar a lugar algum em termos de preparação física.
Seja no ciclismo de estrada, seja no mountain bike, ela é fundamental. Isso, porque é na periodização, que iremos traçar um planejamento adequado de treino e ter com ela, melhores resultados.