Gastronomia

Exercícios de potência para melhorar sua aceleração e velocidade!

Os exercícios de potência, usados muito no treinamento desportivo, são fundamentais em uma boa preparação. Veja como usá-los em seu treino!

Agachamento com pulo - salto exercícios de potência

Whey Protein Growth Supplements

Não importa qual seja seu esporte. É muito provável que a aceleração e a velocidade sejam fundamentais na sua prática. Não tem jeito, estas duas valências físicas são fundamentais para grande parte das práticas esportivas.

Até mesmo quem é fundista, pratica esportes de resistência, precisa, em certo ponto da periodização, de melhora da aceleração. Neste sentido, estes exercícios de potência, são fundamentais na preparação. Mesmo praticantes apenas de musculação, se beneficiam destes exercícios no contexto adequado.

Mas antes de falarmos especificamente dos exercícios de explosão, é preciso entender primeiramente como deve ser o treinamento de melhora da potência e velocidade!

Como melhorar sua velocidade? Simples, com fisiologia somada a biomecânica!

Basicamente, a velocidade, assim como a aceleração, são valências físicas. No geral, elas se baseiam em um conceito de potência. Na física, potência é a variável dada pela fórmula força vezes a velocidade.

Desta maneira, para aumentarmos a potência, precisamos de uma melhora de força e da velocidade. É simples e prático.

Fica evidente que o treinamento deve ser direcionado, nas fases mais básicas da periodização, para a melhora da força e da velocidade. Somando isso ao fato de que a coordenação motora também tem relação direta com estas qualidades físicas, o treinamento precisa ser bastante amplo.

No caso da coordenação motora, aplicada aos exercícios de potência, precisam ser específicos da prática esportiva. Isso porque, a coordenação necessária para um atleta de futebol americano é diferente da coordenação de um lutador.  

Mas neste artigo, o enfoque será no treino de potência, sob a ótica da preparação física.

Leia também => Crossfit ou musculação? Qual escolher para a hipertrofia?

Como deve ser o treino de potência?

Primeiramente, ele deve ser feito com base em uma boa periodização. Se não tivermos uma boa periodização, o treino de potência não será tão efetivo. Isso porque é preciso de um desenvolvimento de base para que haja uma preparação metabólica, muscular e coordenativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *