O jovem ala/pivô fez estreia no Pinheiros no NBB e se junta a Pedro Pastre em BH
O garoto Eduardo Carvalho dos Santos, o Edu Santos, vive um momento mágico na vida. Foi contratado pelo Pinheiros para jogar do sub-17 ao adulto, foi convidado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para fazer parte dos treinamentos da Seleção Brasileira na janela Fiba, em Belo Horizonte, e ainda acompanha o sucesso do irmão Gui Santos na NBA.
Na última quinta-feira (19), fez a estreia na equipe principal do Pinheiros. Jogou pouco, quase três minutos, mas isso faz parte do planejamento do técnico Gustavo De Conti para seu aproveitamento na equipe que lidera a NBB.
“Na primeira entrada no jogo, fiquei nervoso. Depois, fiquei bem mais tranquilo”, lembra o caçula do casal Deivisson e Lucineide Santos, ambos ex-jogadores de basquete.
Edu conta como recebeu a notícia que seria convidado para treinar na Seleção. E não faltou emoção nos minutos da confirmação. “Eu estava almoçando quando recebi uma mensagem. Liga para mim. E quando liguei ela confirmou que eu estava sendo convidado para treinar na Seleção. Na hora foi uma emoção muito grande. Perdi a fome, mesmo começando o almoço. Fiquei nervoso, passou um monte de coisas na cabeça. Foi muito legal viver essa situação”.
Agora convidado para treinar na Seleção, um momento para entender a filosofia do treinador, ele que já faz parte das seleções de base, Edu adianta esse momento único como jogador de basquete. “Treinar na Seleção Brasileira principal é sempre uma honra. Isso incentiva trabalharmos ainda mais para alcançarmos nossos sonhos. Estou muito ansioso e me preparando para chegar lá bem e fazer da melhor maneira o meu trabalho”.
Edu logo após ficar tranquilo, pegou o telefone e ligou para o irmão Gui, nos Estados Unidos. “Liguei pra ele e avisei que iria para a Seleção Brasileira principal. Ele também ficou muito feliz e ansioso, porque ele também espera um dia jogarmos juntos na Seleção. Será um sonho para mim e para ele”.
Nesta fase da janela Fiba que é classificatória para a Copa do Mundo, a NBA não libera os atletas. E Edu não irá encontrar com o irmão em BH. “No meio do ano haverá outra janela e ele vai estar liberado e se Deus quiser vou trabalhar duro para podermos ir juntos nessa seleção”, completou.
Pastre – Outro pinheirense que estará na janela da Fiba em BH é o ala Pedro Pastre. Aos 18 anos, ele vem sendo chamao constantemente pelo técnico Aleksandar Petrovic, inclusive tendo bons minutos de jogo. Vai estar junto com o companheiro de Pinheiros na Seleção.
PERFIL
NOME – EDUARDO CARVALHO DOS SANTOS (EDU SANTOS)
POSIÇÃO: ALA/PIVÔ
LOCAL DE NASC: FRANCA (SP)
DATA DE NASC: 09/08/2009
ALTURA: 2,06m
PESO: 97 kg
PRÓXIMOS JOGOS
Dia 5/3, 19 horas – Ginásio Hugo Ramos, Mogi
20ª rodada – Mogi x EC Pinheiros
Dia 7/3, 18 horas – Poliesportivo Villaboim
20ª rodada – EC Pinheiros x Fortaleza
Dia 12/3, 20 horas – Poliesportivo Villaboim
21ª rodada – EC Pinheiros x Cruzeiro
Dia 16/3, 20 horas – Ginásio Oscar Zalaya-RJ
22ª rodada – Botafogo x EC Pinheiros
Dia 18/3, 20 horas – Ginásio do Maracanãzinho-RJ
22ª rodada – Flamengo x EC Pinheiros
Dia 21/3, 16 horas – Ginásio São Januário-RJ
22ª rodada – Vasco da Gama x EC Pinheiros
Dia 24/3, 20 horas – Ginásio Henrique Villaboim
23ª rodada –EC Pinheiros x KTO Minas
Dia 1/4, 20 horas – Ginásio Henrique Villaboim
24ª rodada –EC Pinheiros x Unifacisa-PB
Dia 4/4, 16 horas – Ginásio Wlamir Marques
24ª rodada –Corinthians x EC Pinheiros
Dia 10/4, 19:30 horas – Ginásio Linneu de Moura
25ª rodada –Mr. Moo/São José x EC Pinheiros
Dia 16/4, 20 horas – Ginásio Henrique Villaboim
26ª rodada –EC Pinheiros x Pato Basket
