Dezembro Laranja: CEPON realiza ação de conscientização sobre o câncer de pele

O câncer de pele é a neoplasia mais comum no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos da doença no país.

Em Santa Catarina, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que sejam registrados mais de 15,5 mil novos casos em 2024, sendo 14.510 de carcinomas não melanoma e 1.040 de melanoma, mais raro e agressivo.

Integrando as ações do Governo do Estado neste mês, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) realizará atividades de conscientização para pacientes, profissionais e público externo.

Em Florianópolis, a situação é preocupante: a cidade ocupa o terceiro lugar entre as capitais com maior incidência de câncer de pele não melanoma.

Para 2025, estima-se o surgimento de 80 casos de melanoma e 2.460 de não melanoma na capital catarinense.

No CEPON, referência no tratamento oncológico em Santa Catarina, foram atendidos 452 pacientes com câncer de pele de janeiro a novembro de 2024.

Esses números reforçam a importância do Dezembro Laranja, com as ações de conscientização.
Durante o mês de dezembro, o CEPON promove ações para conscientizar a população.

No dia 10, às 10h, no anfiteatro da instituição, a dermatologista Dra. Elisangela Boeno ministrará uma palestra aberta ao público sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Além disso, conteúdos educativos serão compartilhados nas redes sociais da instituição.

O médico dermatologista, Gustavo Moreira Amorim, explica os tipos de câncer de pele e ressalta a importância de sempre estar atento ao próprio corpo e acompanhar o aparecimento ou crescimento de pintas e sinais na pele:

SONORA