Prefeitura e UFPB assinam convênio para criação do Radar de Inteligência da Economia e Turismo

Maior potencial

Prefeitura e UFPB assinam convênio para criação do Radar de Inteligência da Economia e Turismo


02/12/2024 |
18:00 |
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O crescimento das atividades relacionadas ao Turismo em João Pessoa tem provocado uma verdadeira revolução econômica e transformado a capital paraibana em uma das mais procuradas pelos turistas, para quem pretende morar futuramente e, principalmente, para investidores. Acompanhando esse processo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), assinou, nesta segunda-feira (2), um convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a execução do projeto do Radar de Inteligência da Economia e Turismo (RIET) de João Pessoa.

O ato da assinatura do convênio contou com as presenças do secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, e da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano Dantas Martins, e suas respetivas equipes. O RIET é um projeto desenvolvido pela Setur-JP e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), na coleta e análises de dados estratégicos, que passarão a ser uma ferramenta essencial para potencializar a economia da cidade. Entre os indicadores que são coletados, estão os dados demográficos, padrões de viagem, preferências de atividades, entre outros.

De acordo com Daniel Rodrigues, essa ferramenta será mais um diferencial para alavancar ainda mais o turismo de João Pessoa, como um vetor de geração de empregos e renda. Ele pontua que a capital paraibana está se preparando para atender todas as demandas desse crescimento e pronta para receber não apenas os turistas, mas grupos empresariais interessados em investir na cidade. “Esse projeto dará ainda mais visibilidade a João Pessoa”, enfatiza.

O RIET terá como objetivos também avaliar o impacto ambiental do turismo em João Pessoa, propondo ações para práticas mais sustentáveis no mercado do turismo; colaborar com o poder público e o mercado no desenvolvimento de estratégias baseadas em dados; apoiar o planejamento de ações específicas para impulsionar o crescimento do turismo, investimentos, viagens e eventos na região; orientar os investimentos em infraestrutura, beneficiando não apenas os visitantes mas também os residentes locais; e realizar pesquisas para obter insights sobre as expectativas e comportamentos dos turistas e possíveis investidores, avaliando sua satisfação.