O Estado de Minas Gerais foi homenageado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira durante o Prêmio Aproxima Portugal-Brasil 2024, nessa quinta-feira (12/9), em Lisboa. O objetivo da homenagem é honrar a parceria entre Minas e Portugal com foco no fortalecimento do desenvolvimento econômico, cultural e social entre as nações.
Representando o Governo de Minas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, apresentou ainda o projeto “Minas em Portugal” para os mais de 200 convidados presentes na solenidade.
“Portugal é um importante parceiro comercial de Minas Gerais. O gosto em comum e a expertise de produção de queijos e vinhos nos aproximam ainda mais. Tanto Minas quanto Portugal têm uma rica tradição gastronômica e cultural, e é uma honra compartilharmos o que temos de melhor nesses quesitos”, destacou Fernando Passalio.
Além da homenagem a Minas, outras 11 personalidades foram agraciadas com o prêmio, incluindo o empresário mineiro Rubens Menin, sócio-fundador do grupo MRV&CO, pela vinícola Menin Estates. A premiação contempla categorias desde cultura, turismo, comunicação e empreendedorismo até diplomacia e relações internacionais.
Projeto Minas em Portugal
Minas Gerais e Portugal compartilham uma rica tradição na produção de alimentos e bebidas, com destaque para vinhos, queijos e azeites. Nesse sentido, o projeto “Minas em Portugal” propõe um plano de ações para ampliar as parcerias, com foco em implementar algumas colaborações nas cidades portuguesas.
A iniciativa visa a abrir as portas do comércio mineiro para o público português, que apresenta um forte potencial de mercado com foco no turismo e na gastronomia. O projeto “Minas em Portugal” prevê a promoção de ações presenciais de intercâmbio cultural, divulgação de conteúdos, programas de capacitação e eventos de networking e atração de investimentos.
Relação comercial
As exportações mineiras para Portugal somaram US$ 56,9 milhões em 2023, consolidando a parceria entre o estado e o país. Minas foi o principal exportador brasileiro de queijos a Portugal no último ano, com uma participação de 31,1% nas vendas nacionais do produto ao país europeu.
Somente nos oito primeiros meses de 2024, as exportações mineiras para o país europeu já somam US$ 42,1 milhões, representando um aumento de 14% sobre o mesmo período do ano anterior.
Ainda, a partir de 2025, o pão de queijo da empresa mineira Forno de Minas será produzido em Portugal. Inicialmente, os produtos serão comercializados no país português, com potencial de expansão para os mercados do Reino Unido, Espanha, Itália e França.
Prêmio Aproxima Portugal-Brasil
Organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, o Prêmio Aproxima Portugal-Brasil honra o empenho e a dedicação de personalidades que atuam de maneira a promover a cooperação entre as duas nações. A honraria acontece anualmente desde o ano 2000 e começou em celebração aos 500 anos de história entre os países.
Fundada em 1948, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que visa a promover, fomentar e apoiar as relações econômicas, comerciais, culturais e tecnológicas entre os dois países, criando uma rede de oportunidades de negócio e de fortalecimento do networking.