Gastronomia

Natação provoca a Hipertrofia?

Dúvida muito comum, nesse artigo vamos abordar a influência da natação no ganho de massa muscular.

Por mais que muito se fale que o esporte mais eficiente para a hipertrofia seja o treinamento de força, existem alguns outros esportes que auxiliam ou até provocam este esporte.

Entre os que mais temos dúvidas sobre seus poderes hipertróficos é a natação.

Talvez isto seja motivado pelos milhares de nadadores com ombros e costas largas e boa definição muscular.

Pois bem, antes de entrarmos no mérito da questão temos de analisar o que a natação provoca no corpo humano, com o treinamento bem orientado, a nível de melhoras orgânicas.

A natação é um esporte altamente eficiente para diversos quesitos, tanto que ganhou de alguns leigos e pseudo-professores o título de “esporte completo”.

Segundo muitos deles ele conseguiria desenvolver ao mesmo tempo a resistência cardio respiratória e também a força e a hipertrofia muscular.

Primeiro vamos ver da seguinte forma. Se um exercício é predominantemente aeróbico, como é o caso da natação, ele provoca um maior trabalho das chamadas fibras lentas, que tem maior potencial oxidativo.

Desta forma, estas fibras que tem muito menos capacidade de ter sua secção transversa (tamanho) das fibras aumentadas, seria inviável acreditar que ela seja realmente eficaz para todos os objetivos.

Neste momento muitos céticos devem estar dizendo que conhecem não sei quem, que conseguiu um grande volume muscular apenas fazendo natação.

É bom deixar claro que a natação, bem executada, tem predominância aeróbica, o que não quer dizer que este seja a única fonte energética.

Além disso, algumas pessoas conseguem mais facilmente aumentar seu volume muscular, independente da atividade.

Assim, fica claro que a natação tem um enfoque bioenergético diferente do que é necessário para a hipertrofia, sendo que em casos onde o treinamento é mais intenso, em função da ação de resistência que a água provoca, poderemos ter em casos de pessoas com pré-disposição, aumento do volume muscular.

Efeitos da natação sobre o corpo

Como a natação é feita sob predominância aeróbica, um dos primeiros efeitos positivos que pode ser sentido pelos praticantes é a melhora da resistência cardio respiratória.

Além disso, a natação provoca uma melhora substancial da circulação, pelo relaxamento dos vasos que é ocasionado pela baixa ação gravitacional que a água proporciona.

Além disso, com o treinamento constante, um fortalecimento dos músculos dos ombros, principalmente deltoides, das costas, principalmente do grande dorsal e de outros que participam dos movimentos básicos da natação pode ser sentida.

É bom deixar claro que este fortalecimento não quer dizer que seja hipertrofia, já que estes são conceitos relativamente diferentes.

O fortalecimento pode ocorrer sem que ocorra a hipertrofia, com o aumento da funcionalidade das fibras lentas.

Porém, a hipertrofia só ocorre depois do fortalecimento. Por isso é que a maioria dos nadadores tem uma melhora substancial da força, sem ganhos de hipertrofia.

Natação aliada a musculação

Quando eu afirmo que a natação não tem como foco a hipertrofia, falo dela como única atividade. Quando ela está atrelada á prática de musculação, poderemos ter resultados excelentes.

Inicialmente, a natação vai provocar uma melhora da circulação, que vai tornar os processos cicatrizantes das micro lesões mais eficientes. Assim, você terá uma recuperação muito melhor.

Além do que, com a resistência da água e os movimento da natação, você vai conseguir FORTALECER os músculos do abdômen, lombar, pernas, panturrilhas, costas e braços.

Lógico que isso só será possível com um treino constante e nos 4 estilos olímpicos. Além disso, a melhora na respiração também auxiliará na melhora do condicionamento físico geral.

Desta forma, é muito importante que, caso você busque a hipertrofia, não fique focado apenas na natação, já que ela não é tão eficiente para este fim.

Alterne as duas atividades, com pelo menos 2 treinos de natação e pelo menos 4 treinos de musculação na semana. Aliando isso a uma boa alimentação (primordial), os resultados tendem a ser muito satisfatórios. Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *