Gastronomia

Barriga definida sem abdominal, é possível?

Muitas pessoas não podem executar os famosos abdominais, por questões funcionais ou mesmo por questão de gosto. Será que é possível conseguir uma barriga definida sem abdominal? Veja neste artigo!

Um dos maiores mitos criados em torno da musculação é o de que você precisa passar horas fazendo abdominais para conseguir uma barriga definida. Isso por que, segundo algumas “celebridades” do ramo, sem conhecimento científico algum, se esmagar, cresce!

Pois bem, nem sempre a barriga definida é resultado de uma infinidade de exercícios para o abdômen ( na verdade, quase nunca é). Neste artigo irei explicar como é possível conseguir uma barriga chapada sem precisar fazer abdominal. Mas antes disso, precisamos entender alguns conceitos.

Abdominal, qual a sua importância dentro do treinamento?

A região abdominal é formada por uma série de músculos, que tem ação estabilizadora e realizam alguns movimentos. Toda a região abdominal, somada com a região da lombar, formam o Core. Tudo isso junto, forma o maior ponto de estabilidade de nosso corpo, onde temos nosso centro de equilíbrio.

Então, é de se presumir que os músculos desta região são altamente resistentes, não é? Segundo Saad (2002) em médias estatísticas, pessoas comuns (não atletas) tem uma incidência de 65% de fibras escuras (de resistência e com menos potencial para a hipertrofia) no músculo reto abdominal.

É lógico que isso vai variar de pessoa para pessoa, mas no geral, estes são músculos de grande resistência.

Dentro deste cenário então, temos uma região que precisa ser amplamente treinada, mas que não apresenta grande capacidade de hipertrofia.

Então aqueles fisiculturistas imensos não são hipertrofiados na região abdominal? Claro que são, mas se compararmos a capacidade de aumentar de tamanho com outros músculos de tamanho similar, a capacidade do reto abdominal e dos demais músculos, é reduzida.

Então, dentro de um treinamento resistido, é muito importante pensar no fortalecimento da região abdominal e do Core em geral, muito mais em busca da funcionalidade, do que da hipertrofia.

Mas então como conquistar a tal barriga chapada? Baixando seu percentual de gordura! Principalmente nesta região, com uma boa diminuição do percentual de gordura, é possível conseguir excelentes resultados estéticos. Veja quantas pessoas magras tem os famosos “gominhos” no abdômen, mesmo sem fazer abdominais. Isso acontece graças ao seu baixo percentual de gordura.

Artigos relacionados

  • 12 tipos de abdominais para (ajudar a) perder a barriga 12 de abril de 2021
  • Stomach Vacuum: Como fazer, suas variações e dicas fundamentais! 12 de janeiro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *