Gastronomia

Treino de alto volume pode dar resultado?

É muito importante ter clareza que diversos tipos de treino podem dar bons resultados. Veja neste artigo, uma visão sobre a questão do treino de alto volume e seus respectivos resultados.

Para quem acompanha meus textos, sabe que defendo os treinos mais intensos para determinadas finalidades. Porém, é muito importante sempre buscar novas alternativas, pois em dados casos, os treinos mais intensos não se enquadram de uma maneira correta. Neste sentido, o treino de alto volume deve ser a opção a ser analisada, para que possamos de fato ter uma visão mais ampla e coerente de cada caso.

Por alto volume, temos que entender como sendo o treino que tem uma duração total maior, com mais exercícios ou repetições. E como a intensidade e o volume são inversamente proporcionais, é necessário que o treino de alto volume tenha uma intensidade reduzida. Este é talvez o ponto chave a ser analisado, pois diversos estudos mostram que a elevada intensidade é muito importante para resultados em termos de hipertrofia.

Veja agora o que a ciência já produziu acerca dos treinos de alto volume e seus resultados em termos de hipertrofia.

Treino de alto volume e seus resultados em termos de hipertrofia

Um excelente estudo publicado na Eur J Appl Physiol (2015), a pergunta do título foi um dos alvos da pesquisa. Neste estudo, participaram vinte e sete homens ativos, que foram separados aleatoriamente em 3 grupos distintos:

– Grupo controle (GC);

– Grupo exaustão (PE);

– Grupo treinamento de força tradicional (TR).

O grupo controle não realizou treinamento nenhum. Já os outros dois grupos, realizaram o exercício de extensão de joelhos, 2 x semana durante 8 semanas. Ambos tiveram seus treinos montados com 3 séries entre 8-12 repetições com 75% de 1RM. Em ambos os casos, o intervalo recuperativo foi igual (1 min). Porém, o grupo de exaustão realizou uma séria até a falha, usando 20% de 1RM antes das 3 séries principais.

O intervalo entre a série de exaustão e a série principal foi de 30 segundos

Ao final do estudo, os resultados mostraram que o grupo que teve a inclusão de uma série até a exaustão, obteve melhores resultados. Mesmo sendo feita com apenas 20% de 1RM, esta série foi eficaz para o aumento da hipertrofia muscular dos músculos do quadríceps (vasto lateral, vasto intermédio, vasto medial e reto femoral).

Artigos relacionados

  • Como ter resultados de verdade em seus treinos em 2022 (8 DICAS) 2 de janeiro de 2022
  • Condromalácia patelar: o que é, exercícios e tratamento 9 de dezembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *