Agência Minas Gerais | Cemig SIM expande atuação para novas regiões

A Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no segmento de minigeração fotovoltaica, na modalidade de energia solar remota (assinatura), celebra mais um marco em sua trajetória de cinco anos: a expansão da operação para outras distribuidoras. Um avanço que reforça o cumprimento do plano de investimento de R$ 3,5 bi até 2029. O portfólio de capacidade instalada atual é de 300 MWp operacionais.

Essa expansão foi iniciada no final de 2024 com outras distribuidoras de energia, em Minas Gerais, agregando ao portfólio da empresa 10MWp. Neste momento, a Cemig SIM realiza estudos de viabilidade operacional em diferentes estados do país, com atenção especial para as regiões Sudeste e Centro-oeste, onde a presença da Energia Livre Cemig já é sólida, ratificando uma estratégia de sinergia entre as frentes de negócio do Grupo Cemig. “A ampliação da nossa capacidade de geração seguirá a mesma lógica da comercialização do mercado livre. Daremos nosso primeiro passo fora de Minas Gerais em regiões onde há maior conhecimento da marca e relacionamento com o mercado”, destaca Iuri Mendonça, CEO da Cemig SIM.

O foco do crescimento da empresa está amparado em oferecer mais uma alternativa sustentável de energia ao consumidor brasileiro, além de fortalecer o segmento de geração distribuída (GD) em âmbito nacional, fomentando a transição da matriz energética brasileira. “Temos a ambição de atingir 1 GWp de capacidade instalada com essa expansão”, detalha Mendonça.

Avalição do mercado

Para avançar em sua estratégia, a empresa realizou projetos de prova de conceito (PoC) nos 79 municípios mineiros fora da área de concessão da Cemig. Nosso posicionamento em novas áreas nos consolidou como líderes de mercado no segmento de energia remota em Minas e, agora, executamos a avaliação de distribuidoras fora do estado. Após esta etapa, teremos condições de anunciar os municípios da nossa expansão, revela o executivo.

Com esse movimento de mercado, a Cemig SIM ressalta seu compromisso com a sustentabilidade, disseminando a modalidade de energia solar por assinatura (limpa e mais acessível) para um número maior de consumidores residenciais, comerciais e produtores rurais.