Escolas aplicam avaliação de fluência leitora para alunos

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta segunda-feira (18) a aplicação das avaliações de fluência leitora para mais de 6 mil alunos da rede de ensino municipal. 

As provas integram o programa Alfabetiza Juntos SP, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e serão realizadas por todos os estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental até o dia 6 de dezembro. 

A avaliação é aplicada por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.

Os resultados serão divulgados no início de 2025 e são contabilizados como uma avaliação externa que baliza o aprendizado da rede, além de possibilitar a identificação da performance dos alunos na leitura e compreensão de textos, permitindo a elaboração de uma proposta pedagógica pontual que atenda as necessidades de aprendizagem dessa faixa etária. 

Em fevereiro deste ano, São José dos Campos recebeu prêmio de destaque na alfabetização, registrando 73% de alunos leitores.

Alfabetiza Juntos SP

Em 2024, o Governo do Estado de São Paulo firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até 2026. 

Por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, a rede de ensino municipal oferece formações específicas para os professores sobre o tema e recebe materiais didáticos padronizados, além do acesso à plataforma Elefante Letrado, que conta com um acervo de cerca de 500 livros infantis em língua portuguesa e língua inglesa e outras funcionalidades, como a aplicação de provas online de fluência leitora.

Leia mais:

Cidade investe em ações alfabetizadoras

IBGE: São José registra menor taxa de analfabetismo da região


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania