Esgrima: Marcela Silva é campeã do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte





Esgrimista do Pinheiros se prepara para iniciar o novo ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

Setembro de comemorações para o Esporte Clube Pinheiros. O clube que completou 125 anos no dia 7 de setembro também celebra a conquista do ouro da Pinheirense Marcela Silva na Esgrima. No último dia 13, a atleta foi campeã do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte na categoria espada feminina.

Para conquistar o ouro na capital mineira, Marcela começou a competição na primeira etapa chamada de poule (grupo em que todas atletas do campeonato nacional se enfrentam e os melhores resultados se classificam para as eliminatórias). A esgrimista avançou na quinta colocação geral com quatro vitórias e apenas uma derrota.

Fase final
Com 16 atletas na eliminação direta, a Pinheirense iniciou a trajetória do ouro contra Stephany Saraiva e venceu por 15 a 9. O caminho continuou nas quartas de final com Marcela enfrentando Tabea Alves com vitória por 15 a 11. Na semifinal e com confiança, a adversária foi Vitória Macedo. Vitória por 15 a 10 para Marcela e a passagem garantida para a final.

No último duelo valendo o ouro, a esgrimista disputou um combate eletrizante contra Laura Correia, atual vice-líder do ranking nacional. Marcela estava atrás do placar durante todo o jogo. A Pinheirense buscou o empate (13 a 13), fez 14 a 13 e a adversária empatou 14 a 14. Vitória nos detalhes para a atleta do ECP por 15 a 14 e a medalha dourada para colocar no peito.

“Eu estava calma, mas foi muito tenso no sentido de estar atrás do placar. Fui buscando toque a toque, com muita disciplina tática e paciência Deu tudo certo, consegui ganhar”, conta a atleta.

Marcela Silva na final contra Laura Correia
Foto: CBE

“A minha primeira medalha de ouro foi em Belo Horizonte. Antes de voltar a morar em São Paulo, eu morei dois anos em Belo Horizonte e fui bicampeã brasileira por equipes. Foi um período da minha vida em que treinei muito e muitas pessoas me apoiaram. Eu tenho uma relação afetuosa com as pessoas e a capital mineira. Em 2019, venci minha primeira prova em Belo Horizonte. Eu lembro que um dia antes tive aquelas sensações de poder ganhar, e no dia seguinte, ganhei numa cidade que é representativa para mim. É algo que guardarei para sempre no meu coração e todas as vezes que vou para a Belo Horizonte, curiosamente tenho bons resultados. Ter ganhado lá foi muito importante em um ano difícil em que ganhei a primeira prova nacional de 2024, mas nas outras competições passei por dificuldades. Eu realmente estava determinada para ganhar e fechar com chave de ouro”, explica a atleta.

Planejamento para o novo ciclo Olímpico
Nascida em Ribeirão Pires, atualmente a esgrimista de 30 anos mora em São Paulo e defende o Azul e Preto desde 2017. Marcela chega a terceira colocação do ranking nacional na espada feminina do Brasil e já se prepara para iniciar o novo ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

“Neste primeiro ano que é mais tranquilo, vou escolher algumas provas para jogar dentro do circuito internacional e todas as nacionais/estaduais. Minha próxima competição será a Copa do Mundo de Vancouver, que acontecerá em novembro. Vamos planejando para fazer o melhor e buscar a vaga olímpica”, finaliza a esgrimista.

Marcela Silva
Foto: CBE