Gastronomia

Palatinose: O carboidrato de baixo índice glicêmico que traz inúmeros benefícios

Considerado um carboidrato inteligente, a palatinose fornece energia por muito mais tempo e é recomendada para praticantes de atividades físicas. Os carboidratos simples já deixaram a dieta de muitas pessoas, especialmente aquelas que estão cuidando da saúde e praticam exercícios físicos.

Muitos estão em busca de novas fontes de energia mais saudáveis para a prática de atividades físicas, principalmente quando o assunto é musculação.

As opções de mercado são as mais variadas e é preciso tomar cuidado com o que se consome e pesquisar muito antes de comprar um carboidrato que seja a sua fonte. Um tipo de açúcar muito interessante é a palatinose.

Toggle

  • O que é a palatinose?
  • Para que serve a palatinose?
  • Composição e tipo de carboidratos
  • Benefícios da Palatinose
  • Palatinose engorda?
  • Como tomar a palatinose
  • Suplemento de palatinose, tomar antes ou depois?

O que é a palatinose?

Também conhecido como isomaltulose, a palatinose é um açúcar branco e puro derivado diretamente de uma fonte natural da sacarose. Esse tipo de açúcar pode ser encontrado em diversos alimentos como mel e cana-de-açúcar.

Ele traz dois bons benefícios para a saúde: o primeiro é que a palatinose é facilmente digerida e o segundo é o fato dele ser liberado de forma gradativa, ou seja, não forma picos de insulina e fornece energia de qualidade por um maior intervalo de tempo.

Para que serve a palatinose?

Ao contrário da maltodextrina que, apesar de ser um carboidrato complexo, possui elevado índice glicêmico, a palatinose não permite a promoção de altas taxas de açúcar na corrente sanguínea. Ele também possui baixo índice insulinêmico, ou seja, não permite que se forme uma elevada concentração de insulina no organismo.

Outro ponto positivo é que ela consegue queimar mais gordura durante a atividade física do que qualquer outro carboidrato. Você consegue ter vários produtos em apenas um e com excelente qualidade.

Leia também: Maltodextrina – O que é, para que serve, engorda? Como tomar?

Composição e tipo de carboidratos

A palatinose é um isômero da sacarose, muito encontrada em frutas e em raízes, principalmente na beterraba. Ocorre um rearranjo enzimático das ligações 1,2-alfa com a 1,6-alfa que combina a molécula de glicose com a de frutose.

Hoje, a palatinose é fabricada em larga a partir da beterraba e isso só é possível graças a uma enzima natural que consegue modificar a estrutura molecular da sacarose.

Na natureza, o micro-organismo responsável por produzir essa tal enzima é o Protaminobacter rubrum que consegue produzir a sua própria fonte de energia.

Para quem utiliza o suplemento de palatinose para melhorar a performance em treinos de longa duração, como correr ou na natação, você pode tomar durante e após as atividades para repor as energias. A dose é conforme sua necessidade ou orientação de um especialista.

Nós exercícios de musculação, é recomendado a porção de 15g (1 colher de sopa) antes das atividades físicas ou conforme orientação de um profissional de saúde ou nutricionista.

Referência Holub, I. et al. Novel findings on the metabolic effects of the low glycaemic carbohydrate isomaltulose (Palatinose). British Journal of Nutrition, p.1-8, 2010. Konig, D.; Theis, S.; Kosianowski,G.; Berg, A. Postprandial substrate use in overweight subjects with the metabolic syndrome after isomaltulose (Palatinose) ingestion. Nutrition XXX Journal, p.1-6, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *