A Ucrânia derrotou a França neste domingo (6) e conquistou o bronze pela Copa do Mundo de Futsal da FIFA em Tashkent. O terceiro lugar vale como a melhor campanha do país na competição.
Em 1996, quando estrearam no Mundial, os ucranianos também chegaram à semifinal, mas terminaram com o quarto lugar. O interessante é que Oleksandr Kosenko, hoje seu treinador, era jogador da seleção 28 anos atrás.
Conhecida historicamente por um futsal mais físico, lento, a seleção ucraniana mostrou nova faceta nesta edição, com forte marcação por pressão e muita mobilidade de seus atletas, incluindo o arrojado goleiro Oleksandr Sukhov, habituado a jogar com os pés. No geral, a equipe marcou 31 gols em sete partidas.
Com o hat-trick que anotou hoje, Danyil Abakshyn chegou a sete no torneio, dividindo a vice-artilharia com os argentinos Kevin Arrieta e Alan Brandi. Seus três gols saíram quando a França fazia uso do goleiro-linha.
A França fica fora do pódio, mas pode sair do Uzbequistão orgulhosa de sua campanha, considerando que essa foi sua estreia no Mundial.