Foto: Roberto Zacarias/Secom
O Governo de Santa Catarina deu mais um passo importante para a ampliação da Radioterapia no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em Lages, nesta quarta-feira, 2, o governador Jorginho Mello e secretário Diogo Demarchi autorizaram as licitações para a construção do novo bunker do Serviço e para a aquisição de mais um Acelerador Linear. O investimento total previsto é em torno de R$ 14 milhões.
“Estamos ampliando e melhorando a Saúde em todas as regiões, não só na Grande Florianópolis, mas entregando obras em Lages, Oeste e Meio Oeste. Os hospitais públicos do estado são fundamentais. E agora o paciente da Serra, de Lages, não precisará mais ir para Florianópolis fazer o tratamento. É economia para o município, para o paciente e a família dele. Tudo isso é um ganho imensurável para a saúde pública e para a população catarinense”, destaca o governador Jorginho Mello.
A nova obra do bunker terá uma área de 132,18 m² e abrigará o Acelerador Linear, que será utilizado para procedimentos de radiocirurgia e radioterapia estereotáxica. “Estes tratamentos, que anteriormente eram realizados apenas em Florianópolis, agora serão disponibilizados para as regiões da Serra Catarinense, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste, ampliando o acesso à radioterapia para os pacientes dessas áreas”, reforça o secretário Diogo Demarchi.
“É uma honra receber essa autorização para a licitação do novo bunker e do acelerador linear do nosso serviço de radioterapia. Com esse novo acelerador, vamos poder fazer radiocirurgia, procedimento de ponta que não conseguimos fazer com o aparelho antigo. Os nossos pacientes tinham que ir para Florianópolis. Quero agradecer a todos e lembrar que com a abertura recente da emergência do Hospital Tereza Ramos, também podemos atender nossos pacientes oncológicos com toda a urgência que eles merecem. Obrigada, Governador Jorginho Mello pelo carinho e cuidado com os pacientes da Serra”, conclui a diretora do Hospital Tereza Ramos, Dra. Cristina Subtil.
Os principais benefícios para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) incluem a redução do tempo de espera, pois o acesso mais rápido e facilitado à radioterapia e radiocirurgia aumentam as chances de um tratamento eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do prognóstico dos pacientes.