Gastronomia

Planejamento é a chave do sucesso do Atlântico, segundo dirigente – LNF

Time de Erechim conquistou o título da LNF contra o Joinville.
| Foto: Edson Castro

Planejamento é a chave para o sucesso. O Atlântico disputa, neste domingo (22), a sua terceira final nacional desde 2022, quando ficou com o vice-campeonato da Liga Nacional de Futsal (LNF). Na temporada passada, inclusive, conquistou o título inédito da competição, ao superar o Joinville na grande decisão.

Já neste ano, o time gaúcho tem a missão de conquistar outro título inédito: o da Copa do Brasil de Futsal. O adversário da decisão será o Fortaleza. O primeiro confronto é neste domingo (22), às 16h, no Caldeirão do Galo, enquanto o segundo ocorre no dia 29, às 13h, no Ceará.

Para assegurar o status de campeão, é desejável que o Galo construa o resultado positivo já na primeira partida, para levar vantagem a Fortaleza. Vitórias alternadas ou empates nos dois jogos levam a decisão para a prorrogação. Persistindo a igualdade, o vencedor será decidido nas penalidades.

Planejamento é a chave para o sucesso

Neste ano, o Atlântico lançou um projeto audacioso para as próximas três temporadas. A maior novidade de 2024 foi que o clube voltou a jogar competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que lhe credencia a disputar competições internacionais nos próximos anos.

Assim, um colegiado de cinco diretores implementaram que a meta desta temporada seria chegar à Supercopa em 2025. Para isso, teriam dois caminhos: disputar a Copa do Campeões, vencer e herdar a vaga para para a Copa Sul (que leva à Supercopa) ou chegar à final da Copa do Brasil. O percurso da segunda, no entanto, foi mais rápido. Tanto é que o Galo acabou não jogando a Copa Sul neste mês, na qual estava apto, já que foi campeão da Copa dos Campeões.

— Eu entendo que o case de sucesso do Atlântico é o planejamento, sendo ele a médio ou a longo prazo. Hoje trabalhamos com planejamento de três anos e, para o futsal, esse período é a longo prazo. Nosso 2025 já está fechado, estamos finalizando 2026 e pensando em 2027. Nosso maior objetivo é conquistarmos a Supercopa no início do ano que vem para disputarmos a Libertadores — destacou Elton Dalla Vecchia, supervisor de futsal do Atlântico.

O dirigente ainda acrescentou outro motivo para explicar a boa fase do Galo no cenário nacional:

— Quando as decisões são tomadas em conjunto, temos a tendência de minimizar os erros. Entendo também, que quando erramos pouco nas nossas contratações, a tendência do sucesso e do êxito aumentam.