Itajaí recebe Operação Agro Seguro promovido pela Cidasc

Foto: Divulgação/Cidasc

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Itajaí realizou, nesta quarta-feira, 18, a Operação Agro Seguro, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no município de Itajaí. O local opera como ponto receptivo de embarque e desembarque de turistas em trânsito e, na manhã de hoje, iniciou oficialmente a abertura da temporada de cruzeiros 2024/2025.

Foto: Divulgação/Cidasc

Conforme o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Jean Fabrício de Morais, Itajaí possui o único porto de embarque e desembarque de cruzeiristas de Santa Catarina. “Recebemos nesta manhã (18/12) o MSC Armonia, vindo de Paranaguá/PR e com destino a Ilhabela/SP, que dá a largada à nova temporada de cruzeiros e este motivo que nos faz realizar a operação de educação sanitária voltada à prevenção de doenças como a Peste Suína Africana (PSA), Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e à biosseguridade”, pontua o gestor.

Foto: Divulgação/Cidasc

“O nosso objetivo é conscientizar os viajantes sobre cuidados sanitários para proteger a agropecuária catarinense. A ação reforça o compromisso de Santa Catarina com a sanidade agropecuária, a sustentabilidade e a proteção de suas cadeias produtivas”, destaca o médico-veterinário Cleverson Fiamoncini Cordeiro, da Cidasc de Itajaí.

Foto: Divulgação/Cidasc

Profissionais da Cidasc entregaram folders educativos, com foco em alertar turistas sobre as exigências sanitárias relacionadas ao ingresso de produtos de origem animal e vegetal, parte de plantas, mudas e sementes em Santa Catarina. Os turistas foram orientados quanto à importância de adquirir e consumir somente produtos inspecionados durante a sua estadia no Estado, que se destaca nacional e internacionalmente pela excelência na produção agropecuária.

Peste Suína Africana (PSA)

A Peste Suína Africana (PSA), que foi erradicada no Brasil na década de 1980, voltou a preocupar as autoridades após o registro de casos em países da Ásia, América e Europa. Embora não afete a saúde humana, é uma doença altamente contagiosa entre suínos domésticos e selvagens, podendo causar graves perdas econômicas, pois não há vacina ou tratamento disponíveis.

Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) representa uma ameaça à sanidade da avicultura brasileira e à produção de aves de Santa Catarina, sendo o segundo maior produtor e exportador do país, com mais de 132,3 milhões de frangos. A introdução desse agente infeccioso poderia comprometer não apenas a avicultura, mas também toda a cadeia produtiva e a segurança alimentar.

Recomendações:

A Cidasc orienta os visitantes a adotarem os seguintes cuidados para proteger o agro de Santa Catarina:

  • Não transportar mudas e sementes: Produtos vegetais podem introduzir doenças;
  • Guia de Trânsito Animal (GTA): É necessário para o transporte de animais, exceto cães e gatos;
  • Não transportar carnes com osso: Os ossos são locais de maior risco de contaminantes, especialmente para vírus, que ali se escondem e podem transportar doenças;
  • Selos de Inspeção Sanitária: Produtos de origem animal devem ter selos de inspeção sanitária válidos em todo o país, como o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Federal (SIF), ou Selo ARTE. Estes selos são certificados de identidade e qualidade, que asseguram a qualidade e saúde aos consumidores;
  • Valorize os produtos locais: Santa Catarina é reconhecida pela produção de alimentos de alta qualidade e oferece excelentes opções gastronômicas. Prefira os produtos locais e contribua para a economia sustentável da região.
Foto: Divulgação/Cidasc

:: Material educativo distribuído para os turistas, que chegaram a Itajaí

Mais informações:
Jornalista Alessandra Carvalho
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc)
(48) 3665 7037
e-mail: [email protected]