Gastronomia

Como chegam Jaraguá e Praia Clube para a final da Liga Nacional de Futsal? – LNF

Centro Sérgio Luiz Guerra é palco da final da Liga Nacional de Futsal. Foto: Lucka Cyriaco

Domingo é dia de final da Liga Nacional de Futsal (LNF)! Jaraguá e Praia Clube se enfrentam na decisão no Centro Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, às 17h30 (de Brasília).

De um lado, o Jaraguá busca o quinto título para igualar ao Carlos Barbosa como maior campeão nacional. Do outro, o Praia Clube estreia em final de LNF.

Pedrinho comemora gol pelo Jaraguá contra o Joinville, na final do Catarinense 2024 | Foto: Mauro Júnior/MJ Fotografia Esportiva

Jaraguá

Após 14 anos, o Jaraguá está de volta a uma final de LNF. O caminho para chegar no ponto mais alto do futsal nacional novamente começou com uma reestruturação do clube em 2022, que contou com a chegada de grandes ídolos da Locomotiva para dentro e fora das quadras, como Tiago, Junai, Xande, Márcio, Fernando Oliveira e outros.

No primeiro ano do projeto, o Jaraguá caiu na semifinal da LNF, mas foi campeão catarinense. Em 2023, queda nas oitavas da Liga e vice estadual.

Para este ano, a Locomotiva se reforçou com atletas destaque, como Yan, Nenén Ribeiro, Pedrinho, Jamur e o campeão mundial Marcênio.

A mescla dos contratados, junto com os ídolos Tiago, Leco e Eka fizeram o Jaraguá ser finalista da Liga e do Catarinense – venceu o primeiro jogo contra o Joinville na segunda-feira.

O Jaraguá foi 3° colocado na 1ª fase da Liga Nacional, com 52 pontos, mesmo número do vice Sorocaba e três pontos atrás do líder Joinville.

No mata-mata, a Locomotiva passou por:

Corinthians: 3×3 e 5×1

Carlos Barbosa: 3×1 e 4×2

Pato: 2×3 e 4 (0) x (0) 0 – avançou pela melhor campanha

Pedrinho comemora gol pelo Jaraguá contra o Joinville, na final do Catarinense 2024. | Foto: Praia Clube

Praia Clube

O projeto do Praia Clube no futsal é mais recente. Quando o clube estreou em Liga Nacional, em 2009, o Jaraguá já tinha três títulos da competição.

No âmbito regional, o Praia Clube conquistou seis títulos mineiros, sendo três consecutivos. O último deles, na última terça-feira, após vencer o hexagonal final do estadual.

Ao todo, o clube tem oito participações na LNF, sendo nesta temporada a melhor campanha. Anteriormente, o mais longe que o Praia tinha chegado havia sido nas quartas de final, em 2020. No ano passado, chegou o primeiro título nacional do clube: a tradicional Taça Brasil de Futsal.

Para 2024, o Praia buscou nomes em destaque e atletas experientes, acostumados com títulos, para continuar crescendo. Cabreúva, Rudi, Fabinho e Gilvan, artilheiro da LNF 2024 com 29 gols, se juntaram a Gian Wolverine e Claudinho para montar um grande elenco.

O Praia Clube foi 5° colocado na 1ª fase da Liga Nacional, com 47 pontos. No mata-mata, passou por:

Campo Mourão: 2×2 e 4 (0) x (0) 4 – avançou pela melhor campanha

Santo André: 3×1 e 7×2

Umuarama: 2×2 e 2 (3) x (1) 2