Raulzinho acerta com o Barcelona e deixa um enorme legado no basquete do Pinheiros





O armador jogou cinco partidas, mostrou o craque que é e agora vai brilhar na Espanha

 

Foram pouco mais de três semanas, mas foram dias e momentos  intensos, de bom entrosamento entre equipe, comissão técnica e torcida. Raul Neto deixou um legado especial nos poucos dias que vestiu a camisa do Esporte Clube Pinheiros. Foram cinco jogos pela Liga Nacional NBB Caixa 2024/25, sendo três no Rio, com duas vitórias contra o Botafogo e Vasco, uma quase vitória contra o Flamengo. Depois participou dos jogos contra Brasília e  Bauru, no Poliesportivo Henrique Villaboim, saindo como cestinha do último jogo com 23 pontos.

Neto ou Raulzinho vai deixar saudades. Pelo carisma, humildade e técnica. Ao vestir  a camisa do Azul e Preto deixou a Liga Nacional deixou  ótimos números: quinto cestinha da competição com média de 16.8; primeiro lugar em arremesso de dois pontos (5.2), segundo em lance livre (4.6), quarto em eficiência (17.8%) e 11º em assistência (5.0).

Fez muitos associados do Pinheiros e torcedores em geral do basquete irem ao Poliesportivo VIllaboim vê-lo jogar. Muitas vezes era comum ouvir os gritos de torcedores querendo o armador na partida. “Raul “entra logo no jogo”. Mas ele cumpriu à risca a programação de recuperação física, após grave lesão.

O acordo entre Raul Neto e Pinheiros foi cumprido. Ele ficaria até chegar uma proposta da NBA ou Europa. O basquete do Barcelona, que o conhece muito bem, não pensou duas vezes em fazer uma proposta. E foi aceita. Será o terceiro clube espanhol na carreira de Raul Neto. Antes, logo depois de deixar o Minas Tênis CLube, o armador foi defender o San Sebastián Gipuzkoa BC e, depois, o Múrcia Basket. Depois foi draftado pela NBA, onde jogou oito anos.

“Estou muito feliz com o convite do Barcelona, em poder vestir a camisa de um clube como é o Azulgrana, em voltar à Espanha. E isso só é possível porque o Pinheiros abriu as portas para mim. Quero agradecer a todos do clube, ao presidente Brazolin e ao Galvani pela oportunidade, aos meus companheiros de equipe, funcionários e sócios, pela recepção, pelo carinho, por me ajudarem, pelo apoio, para que eu pudesse voltar a jogar no meu melhor nível. Foram poucas semanas, mas suficientes para que eu entendesse porque é um dos clubes de referência no esporte no país”, disse Raulzinho, já na Capital da Catalunha.

Raulzinho Neto no dia da sua apresentação no Pinheiros. Vai deixar saudades. Foto – Gabriella Garbim/ECP

O técnico Vitor Galvani, que deu o aval para o jogador da Seleção Brasileira terminasse sua recuperação e treinar no Pinheiros, vibrou com a conclusão da parceria de sucesso com Raulzinho. “Durante o período em que Raul Neto esteve no Pinheiros, sua contribuição foi fundamental tanto dentro quanto fora de quadra. Com sua vasta experiência adquirida na NBA e na Seleção Brasileira. Ele trouxe uma liderança natural que impactou profundamente nossos jogadores mais jovens. Raul não apenas elevou o nível técnico do time, mas também serviu como um exemplo de profissionalismo e ética de trabalho, influenciando positivamente o ambiente de treinamento. Sua capacidade de liderar e orientar os mais novos refletiu diretamente nos resultados da equipe, contribuindo para uma evolução coletiva e ajudando a alcançar nossos objetivos”.

PRÓXIMO JOGO

O Pinheiros continua se preparando para a sequência da Liga Nacional de Basquete. O próximo jogo da equipe comandada por Vitor Galvani será no próximo dia 28, 20 horas, no ginásio Wlamir Marques contra o Corinthians. Com cinco vitórias e cinco derrotas, o Azul e Preto pega um adversário direto pela classificação ao Super8, torneio no fim do primeiro turno entre os oito primeiros colocados do turno. Atualmente o Pinheiros está na nona colocação, enquanto que o Corinthians está na 11ª colocação (quatro vitórias e seis derrotas).