22 de outubro de 2024
13:53
Por: Mariana Campos
A programação gratuita do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, na manhã desta terça-feira (22), no Parque da Biquinha, teve como tema os anfíbios. Os idosos participaram de um bate-papo e de uma oficina, além de terem a oportunidade de conhecer uma espécie minúscula de sapo que vive no Parque da Biquinha: o sapinho-pulga, que tem o tamanho de, aproximadamente, um centímetro.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o projeto de Educação Ambiental oferece um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes.
O intuito da programação foi de apresentar a diversidade e o importante papel ecológico desses pequenos animais nas florestas e, principalmente, nas áreas urbanas. Os anfíbios desempenham a função de manutenção dos ecossistemas saudáveis, porque são indicadores da qualidade ambiental, pois são sensíveis as mudanças no ambiente. Os sapos, rãs e pererecas controlam as populações de insetos, como por exemplo o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue nas áreas urbanas, uma vez que eles se alimentam deles.
Na oficina do sapo pula-pula, os idosos confeccionaram sapinhos reaproveitando rolinhos de papel higiênico. O objetivo da atividade foi de não apenas estimular a criatividade e a coordenação motora, mas também apresentar uma ótima opção de brincadeira com os netos.
Os encontros do Clube Ecológico da Melhor Idade ocorrem às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. A cada semana, a Sema prepara atividades adequadas ao público-alvo, como oficinas de arte e artesanato, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, dança circular, entre outras.
As vagas são limitadas e, por isso, os adultos acima de 60 anos interessados em fazer parte do grupo devem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997, ou diretamente no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, na próxima terça-feira (29).