Semana Estadual de Redução de Riscos e Desastres: Defesa Civil destaca a educação na proteção dos jovens

Defesa Civil se mobiliza para a Semana Estadual de Redução de Riscos e Desastres promovendo uma série de  encontros virtuaisFoto: Divulgação/SDC

No dia 13 de outubro é celebrado o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, que neste ano tem como tema Educação como Ferramenta para a Proteção e Capacitação dos Jovens. Em Santa Catarina, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil se mobiliza para a Semana Estadual de Redução de Risco e Desastres, promovendo uma série de encontros virtuais voltados para dar visibilidade ao tema e debater sobre a necessidade de políticas, soluções e estratégias estaduais e locais.

O evento deste ano destaca a necessidade de garantir escolas seguras e de aumentar a conscientização sobre os riscos de desastres. A segurança de crianças e jovens deve ser uma prioridade, uma vez que são consideradas o público mais vulnerável quando da ocorrência de desastres e isso começa com a construção de escolas que atuem na educação em redução de riscos e de desastres.

Luis Eduardo Machado, diretor de Gestão de Riscos e Adaptação Climática, afirma: “A educação é a chave para a construção de comunidades resilientes. Ao preparar nossos jovens, estamos investindo no futuro e garantindo que eles possam atuar de forma proativa diante de desastres.”

Programação:

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza uma série de eventos durante a SERRD 2024, que acontecerão em formato virtual:

  • 14 de outubro, 16h: Abertura da Semana com o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel BM Fabiano de Souza.
    Tema: Do Alerta à Ação: Engajando Jovens na Preparação contra Desastres e as Projeções para a Primavera.
    Palestrantes: Frederico de Moraes Rudorff (Gerente de Monitoramento e Alerta da SDC) e Felipe Raphael Theodorovitz Mendoza (Meteorologista Chefe da SDC).
  • 15 de outubro, 16h: Educação em Redução de Riscos e Desastres: Desenvolvendo a Percepção de Risco e Promovendo o Protagonismo dos Estudantes.
    Palestrantes: Renata Lewandowski Montagnoli (Coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola/PDCE), Lucas Gabriel de Souza (EBB Dom Gregório Warmelig de Balneário Barra do Sul) e Sabrina Liebel (Colégio SESI de São Bento do Sul).
  • 16 de outubro, 16h: Educação e Adaptação Climática: O Impacto das Soluções Baseadas na Natureza na Promoção da Resiliência.
    Palestrante: Dra. Cibele Oliveira Lima (Especialista em Mudanças Climáticas).

Participe: Transmissão ao vivo pela página da Defesa Civil no youtube

Compromisso com a Segurança e a Educação

O Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) destaca-se como uma política pública exemplar  de como a educação pode preparar os jovens para lidar com riscos e desastres, promovendo uma cultura de prevenção, autoproteção e resiliência, atuando como protagonistas e agentes de cidadania climática.

Informações adicionais para a imprensa:ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina