As frases “o que tem na água da Vila Belmiro” e “aqui o raio cai mais de uma vez” – clichês para revelações do Santos – saíram do gramado para as quadras de futsal. Conhecido por revelar craques para o futebol mundial, o time do Rei Pelé é “berço” de mais um atleta que atingiu o topo em 2024.
Trata-se de Terry Prestjord, jogador de futsal com mais de 10 temporadas na Europa e que defenderá o Inter Movistar – eleito o melhor time do mundo por quatro temporadas seguidas (2015, 2016, 2017 e 2018) – na Liga Espanhola.
“Felicidade enorme poder ingressar no plantel de um clube da grandeza do Inter. É um time que está sempre brigando por coisas grandes e não vejo a hora de poder fazer parte disso dentro de quadra. Estou muito motivado e vou trabalhar muito para corresponder o que esperam de mim”, afirma o ala/pivô de 28 anos.
Terry possui raízes com o futebol desde o seu nascimento – novembro de 1995. Isto porque o nome é inspirado em Terry Butcher, ex-jogador inglês e ídolo de seu pai. Já o sobrenome norueguês é herdado do avô.
Trajetória
Prestjord começou no futsal com quatro anos de idade, em uma escolinha chamada Sociedade Esportiva Itapema, na cidade de Guarujá, no litoral de SP. Aos 13, foi para o Internacional de Regatas de Santos, onde teve a oportunidade de atuar pela primeira vez de forma federada e, assim, dar início a carreira no esporte.
Entre os 15 e 16 anos, Terry conciliava a rotina como atleta do Inter, no futsal, e do Jabaquara, no futebol. Contudo, o desgaste físico “forçou” o garoto a escolher apenas uma modalidade. Foi quando surgiu uma proposta para atuar na equipe de futsal do Santos Futebol Clube, que, aliado à sua paixão pelas quadras, tornou clara sua decisão.
Jogou as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 no Peixe, conquistando os títulos do Campeonato Paulista Sub-17 e do Campeonato Regional Sub-20. Depois, passou por Jaraguá, Palmeiras e Barueri, antes de receber as primeiras ofertas para atuar fora do país. Com 18, tinha propostas de clubes com origem na Rússia e na Espanha – país mais tradicional do mundo no futsal. Escolheu ir para o segundo, assinando contrato pela primeira vez com o Inter Movistar.
Entretanto, sua primeira passagem pelo gigante espanhol não foi da forma como imaginava. Nos primeiros anos, foi emprestado a clubes como o Jumilla e Peniscola, ambos da primeira divisão da Espanha. Depois, seu contrato com o Inter Movistar expirou e Terry seguiu para o Valdepenas e Ribeira Navarra.
Até que, em 2023, após destaque tremendo pelo Ribeira Navarra – com duas vice-artilharias em três temporadas na Liga Nacional da Espanha – o Inter Movistar pagou a multa rescisória para contar com o atleta, agora, na equipe principal. Atualmente, Prestjord é o jogador do país com mais gols marcados levando em conta as últimas três temporadas (2022, 2023 e 2024). São 81 gols em 102 jogos, entre as disputas da LaLiga, Copa do Rey e Copa da Espanha.
Estreia na LaLiga
O ala/pivô participa da pré-temporada com o clube visando a estreia na LaLiga, marcada para o dia 12 de outubro. A partida será diante do FE Zaragoza, às 8h (de Brasília), em Zaragoza, na Espanha.