De artesãs de peças de decoração, crochê e petecas, a produtores de hortaliças e frutas da agricultura familiar, passando por produtora de requeijão premiado nacionalmente e fornecedores de serviços de estofamento e massoterapia, entre outras atividades. Este foi o público que participou da capacitação em e-commerce realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e Correios em Teófilo Otoni, na quarta e quinta-feiras (9 e 10/11).
Participaram cerca de 50 pessoas entre artesãos, produtores familiares, micro e pequenos empreendedores de Teófilo Otoni e de cidades da região como Itambacuri, Malacacheta e Medina.
O curso apresentou as vantagens do e-commerce e como ele pode ajudar os pequenos negócios a expandirem seu público e, como consequência, aumentarem as vendas e o faturamento. Os consultores dos Correios apresentaram estatísticas mostrando a evolução do comércio de varejo on-line no Brasil que passou de 9,1% para 15% no período pós-pandemia. Entre as vantagens de utilizar o e-commerce estão o acesso a públicos de outras localidades e o baixo investimento em relação às lojas físicas.
A capacitação apresentou dicas para vendas via WhatsApp – como ter um catálogo de produtos bem elaborado –, e pelo Instagram, cujos melhores dias para postagem são as terças, quartas e quintas-feiras. No caso do Facebook, as dicas são divulgar os produtos, fazer promoções e compartilhar conteúdos relevantes, entre outras ações. Foram apresentadas também as diversas modalidades de postagem para o envio dos produtos pelos Correios, inclusive para o exterior.
Mudar a realidade
O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, ao justificar a parceria com os Correios afirmou que o melhor programa social é a geração de emprego e renda e que, nessa perspectiva, a capacitação para o comércio on-line ajudará os pequenos negócios a se estruturarem para ampliar sua presença no mercado.
“Essa capacitação certamente ajudará os participantes a ampliarem sua visão de mercado, adotando um posicionamento mais competitivo e explorando um nicho – representado pelas vendas on-line – que só tende a crescer. E isso poderá mudar a sua própria realidade”.
Quem participou gostou. Luana Correia é artesã e confecciona petecas que há nove anos vende por encomendas e também nos sinais de trânsito. “Todas as petecas que faço eu vendo, mas gostaria de crescer e a internet pode me ajudar a alcançar mais pessoas”, disse.
Nirieide Pereira, de Teófilo Otoni, produz peças de artesanato para decoração e costura criativa. “Estou fazendo esse curso para expandir o meu negócio. Quero aprender como vender pela internet para aumentar a minha renda e também para que as pessoas conheçam os meus produtos”.
Edilson do Nascimento é coordenador de agricultura familiar de Itambacuri, município distante 30 quilômetros de Teófilo Otoni e levou uma comitiva de 15 produtores de hortaliças, frutas e verduras para participar da capacitação. “Atualmente os produtores vendem apenas dentro da cidade, mas eles querem comercializar para outros lugares e, aqui no curso, estão conhecendo como podem colocar isso em prática”.