Rafaela Pochini e Raphaela Oka conquistaram o vice campeonato; Alef Fontoura ficou com o bronze na dupla mista do Double skiff
Nem mesmo a manhã chuvosa deste sábado, 19 de outubro, tirou a animação dos atletas do Esporte Clube Pinheiros que competiram nas finais do Campeonato Brasileiro Interclubes Unificado de Remo, na Raia Olímpica da USP.
No doble skiff peso leve feminino sub 23, Rafaela Pochini e Raphaela Oka deram o melhor de si e ficaram com o vice-campeonato, ao finalizarem a prova em 00:07.48.
Para elas, a chuva não atrapalhou, pelo contrário, foi um fator positivo para remar. “O chuvisco e a água bem lisa é muito bom. Estava até torcendo para que o clima estivesse assim, porque ajuda a alisar a água. Temos que tomar cuidado com o molhado nas mãos e o frio, para fazer um bom aquecimento”, detalhou Raphaela Oka.
Sobre a prova, a dupla ficou feliz e com o sentimento de missão cumprida. “Demos o melhor de si, fomos muito bem nos primeiros mil metros tentamos buscar o primeiro lugar mas não conseguimos por detalhe”, explicou Rafaela Pochini.
O pódio foi completado com a dupla campeã Kaylane Gonçalves e Kauane Alves do Vasco da Gama, 07:55.87, e Nina de Andrade e Ana Beatriz Martins, do Botafogo, que ficaram em terceiro lugar, com o tempo de 07:55.87.
Alef Fontoura foi outro atleta do Pinheiros a competir neste sábado. Ao lado de Daniel Passold Filho, do Clube Náutico América, de Blumenau-SC, fizeram dupla mista para a prova do Double Skiff.
Apesar do pouco tempo de água juntos, apenas 16km, a dupla conquistou o terceiro lugar, com o tempo de 06:47.77.
“Há um mês conversamos sobre fechar esse barco misto, que normalmente os Clubes se preparam com mais tempo, inclusive com duplas da mesma equipe. Tivemos um início de prova mais lento, comparado aos adversários, mas o nosso objetivo era entrar entre os três. Planejamos fazer uma prova de recuperação, conseguimos e chegamos próximo dos dois primeiros na linha de chegada”, destacou Alef.
Lucas Vethein e Bernardo Barreto do Botafogo ficaram em primeiro, com o tempo de 06:41.99 e Breno Ornelas e Alexandre Agapito com 06:43.69, ficaram em segundo lugar.
Acúmulo de água pode interferir no peso do Barco
O técnico de Remo do Pinheiros, Alexandre Nunes, explicou que as condições de chuva podem interferir no peso do barco e, consequentemente, no desempenho dos atletas.
“Em dias de chuvas fortes, a água acumula dentro do barco, que fica mais pesado, podendo ganhar mais de 20kg durante uma prova, por isso, hoje em dia, se torna cada vez mais importante a preparação física dos atletas”, detalhou.
O CBI de Remo está sendo realizado na Raia Olímpica da USP (AV. Professor Mello Moraes, 1382), e é organizado pelo E.C. Pinheiros, com apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) e CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos). A competição vai até domingo, dia 20. As finais, terão transmissão do Canal Olímpico do Brasil, ao vivo no youtube.
Profissionais de mídia podem fazer a cobertura do evento mediante o credenciamento prévio, a ser solicitado pelo email. [email protected] com os seguintes dados: Nome completo; RG; Função; veículo de mídia e telefone para contato. A Raia Olímpica da USP não possui estacionamento. Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 1382 – Butantã.