Depois de uma estreia arrasadora na Copa do Mundo FIFA de Futsal, com uma goleada por 10 a 0 sobre Cuba, a Seleção Brasileira de futsal dedicou a tarde deste domingo (15) a uma atividade na academia, seguindo o protocolo pós-jogo. O objetivo é garantir a recuperação dos atletas e preparar o time para o próximo desafio. De acordo com o fisiologista Mauro Sandri, a rotina pós-jogo é crucial para o desempenho contínuo do grupo.
“Sempre no dia seguinte aos jogos, nós realizamos um trabalho de musculação com dois objetivos principais. Para os atletas que jogaram, o trabalho visa a recuperação, enquanto para os que não participaram do jogo, serve para estimular o físico e equilibrar as cargas de trabalho. Ao longo da Copa do Mundo, mesmo aqueles que jogaram menos tempo, terão a mesma carga de trabalho para garantir a preparação igualitária de todos. O protocolo é um dia de jogo, um dia de musculação e um dia de treino de preparação para o próximo jogo,” explicou Sandri.
O preparador físico João Romano detalhou a atividade. “O trabalho é dividido em quatro partes. Começamos com um aquecimento em grupo, seguido por uma divisão em três estações. Nessas estações, os atletas realizam trabalho resistido para membros superiores e inferiores, além de um trabalho funcional para ambos os grupos musculares. Eles transitam por essas estações ao longo de 45 a 50 minutos, com o objetivo de recuperar e estimular o corpo para o próximo jogo,” disse Romano.
O próximo desafio da Seleção Brasileira será na terça-feira (17), quando enfrentará a Croácia no segundo jogo da fase de grupos. A partida acontecerá no Complexo Esportivo de Bukhara, às 12h (horário do Brasil).
Os torcedores podem acompanhar a partida e torcer pelo hexacampeonato da nossa Seleção pela FIFA+, Cazé TV e Sportv.