FRICCO SPORT BAR

Alunos da Reme ganham oportunidade de participar de Teatro com Parceria Público-Privada – CGNotícias

Uma iniciativa do Ministério da Cultura e a empresa Kepler Weber, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, oportunizou aos alunos de duas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, participarem de aulas de teatro durante quatro meses. Na tarde desta terça-feira (29), os alunos puderam apresentar no Teatro Dom Bosco, o que aprenderam ao longo desse período.

Além da apresentação dos alunos das escolas municipais, os estudantes puderam acompanhar a peça de teatro Os Venturosos, em cartaz há 10 anos, promovida através da Lei de Incentivo à Cultura.

Segundo o chefe da Divisão de Educação e Diversidade da Semed, Felipe Augusto da Costa Souza, a empresa ofereceu durante quatro meses, um professor de teatro, com aulas duas vezes na semana em duas escolas do município. “Em contrapartida, a Secretaria realizou uma peça teatral com as temáticas afro-indígena para potencializar, na verdade, a educação antirracista dentro das unidades escolares”.

O projeto envolveu 100 alunos do 5º ao 9º ano das escolas Múcio Teixeira Junior e Leire Pimentel. A responsável pela Dana Comunicação, Analice Malheiros, que representa o Ministério da Cultura e divulga a peça de teatro Os Venturosos, a divulgação já está na 10ª edição em Panambi, no Rio Grande do Sul e agora, houve a decisão de expandir, vindo para Campo Grande.

Analice afirma ainda sobre a importância de divulgar o tema. “A gente está trabalhando a questão de levar teatro para as crianças, que tem uma abordagem mais sustentável, alimentação saudável, e para que eles possam trabalhar isso nas suas casas, na escola, e também serem divulgadores dessa ideia de que devemos, sim, cuidar do nosso planeta, cuidar do nosso ambiente”.

Pamela Prado foi a professora que acompanhou os alunos da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior. “Houve uma aceitação e uma boa vontade muito grande dos alunos. O entusiasmo deles foi maravilhoso. As aulas decorreram todas as semanas na escola, a gente começou com duas horas por semana, uma vez por semana e depois dobramos esse tempo. Os alunos não reclamam do horário, eles gostam de estar lá, eles são muito atentos, aprenderam muito”.

Experiência

Laura Salmazio é aluna do 9º ano e disse que gostou muito de fazer parte do projeto. “Fazer a aula de teatro tirou um pouco a gente de casa, e isso ajudou a gente a perder a vergonha. Com a peça, eu aprendi que nós temos escolhas e que dependemos muitas vezes delas para sobreviver”.

A colega de Laura, Micael Barbosa também aprovou o projeto e as aulas de teatro. “Hoje em dia, a gente está muito mais em casa, e é bom para socializar também com outras pessoas sem ser de seu núcleo. Achei o tema bem legal, fala sobre escolhas, sobre tudo que você planta, você colhe, e isso é bom não só para se divertir como uma peça, mas bom para entender sobre escolhas e consequências”.

Os alunos da Escola Municipal Leire Pimentel apresentarão a peça nesta quarta-feira (30).

 

#PraTodosVerem  Na matéria há seis fotos: A primeira, que ilustra a capa, mostra um grupo de 15 alunos e uma professora, paramentados e adornados com cocares e pinturas faciais, posicionados em um palco; foto 2: chefe da Divisão de Educação e Diversidade da Semed, Felipe Augusto da Costa Souza; foto 3: responsável pela Dana Comunicação, que divulga a peça de teatro Os Venturosos, Analice Malheiros; foto 4: Pamela Prado, professora da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Júnior; foto 5: Laura Salmazio,  aluna do 9º ano da Reme; foto 6: Micael Barbosa, aluno do 9º ano da Reme.

Sair da versão mobile