A pliometria deixou de ser um método de treinamento exclusivo de atletas e passou a ser amplamente utilizada em academias e centros de treinamento.
Não é difícil encontrarmos pessoas treinando que estejam utilizando saltos sequenciais, séries de potencia e outras maneiras de estimular seus músculos.
Muitas vezes, estes treinos são baseados em um método que ficou bastante conhecido, mas que já é usado há muitas décadas, a pliometria.
Origem
Este método originou-se na antiga União soviética, na década de 60, tendo como seus principais difusores Popou, Verchighanskij e Yuri Verhoshansky.
YESSIS (1991) considera que a pliometria é um trabalho que combina a força com a velocidade, de forma a se utilizar, o mais rápido possível, a força que a pessoa possui.
Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:
- O que é treino pliométrico
- Pliometria, público alvo e cuidados a serem tomados
- Execução de um exercício de pliometria
O que é treino pliométrico
São chamados de pliométricos os exercícios que utilizam o reflexo de alongamento, seguido de contração, para produzir uma reação explosiva.
Um exemplo simples são os exercícios que utilizam o peso corporal, contra a força da gravidade para conseguir exercer força contra o solo são conhecidos como exercícios de salto em profundidade, muito usados em treinos de pliometria.
Os saltos em profundidade são realizados pulando-se de um banco com altura variável.
Ao tocar o solo, ocorre uma contração excêntrica nas musculaturas que são responsáveis pela extensão do joelho.