A Defesa Civil de Ubatuba está presente no 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes. A iniciativa faz parte da Semana de Redução de Riscos de Desastres, celebrada em outubro, e tem como foco discutir soluções e estratégias para aumentar a resiliência das cidades, empresas e comunidades diante das mudanças climáticas.
O evento reunirá especialistas, pesquisadores e representantes de diversos setores para compartilhar conhecimentos e desenvolver políticas voltadas para a adaptação climática.
A participação de municípios litorâneos, como Ubatuba, no Congresso é fundamental, especialmente considerando os desafios climáticos que essas regiões enfrentam, como chuvas intensas, deslizamentos de terra, enchentes e elevação do nível do mar.
Ubatuba, com sua geografia montanhosa e proximidade com o oceano, é particularmente vulnerável a desastres naturais, principalmente durante a temporada de chuvas de verão.
“As chuvas de verão em Ubatuba são frequentemente intensas, causando desastres que afetam a vida dos moradores e turistas. Preparar-se para essa temporada com base em práticas de resiliência climática pode significar menos perdas econômicas, menos interrupções nos serviços e mais segurança para a população”, explicou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Jailson Santos.
Além de painéis e palestras, são esperadas sessões interativas, workshops e discussões que envolvem temas como: Infraestrutura sustentável e urbana resiliente, inovações tecnológicas no combate às mudanças climáticas, colaboração internacional para mitigação de desastres ambientais e educação ambiental e engajamento comunitário.