O Gabinete de Transição da Prefeitura do Rio realizou, nesta quarta-feira (11/12), duas oficinas de planejamento sobre o eixo temático Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência. Os debates reuniram na Faculdade de Matemática (IMPA Tech), no Porto Maravalley, agentes municipais e especialistas para tratar deste tema prioritário nas cidades. O objetivo foi avançar nas propostas para o Plano Estratégico 2025/2028.
Na oficina da manhã estiveram presentes representantes da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Fundação Rio-Águas, Fundação Instituto de Geotécnica (Geo- Rio), além das secretarias municipais de Infraestrutura, de Ação Comunitária e de Conservação. Os projetos de destaque discutidos no evento foram a criação de estações de saneamento, operações de manutenção de rios, recuperação de asfaltos e calçadas, o programa Recicla Comunidade, além da operação e manutenção de ciclovias e parques urbanos. A entrega de novas moradias do Morar Carioca para pessoas em comunidades afetadas por eventos climáticos também foi ressaltada.
Em seguida, foi realizada uma dinâmica em que os participantes pensaram em ideias inovadoras face a desafios climáticos cada vez mais complexos, com foco na adaptação da cidade e na proteção do cidadão. Durante a conversa, foram abordadas as metas para 2030 dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio e como avançar nos resultados, com soluções adaptadas às diferentes realidades da cidade.
À tarde, participaram da oficina o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, o chefe executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior, e representantes da Secretaria Municipal de Habitação. Os agentes municipais destacaram o treinamento dos moradores nas comunidades sobre a prevenção de desastres e de como atuar em situações adversas como fortes chuvas. Também foi citada a ampliação do programa Defesa Civil nas Escolas, que tem o intuito de capacitar alunos e professores em temas como acidentes e desastres.
Os representantes da Secretaria de Habitação destacaram a retomada do programa Morar Carioca, o lançamento do programa de regulamentação fundiária e a contratação de unidades no programa Minha Casa, Minha Vida.
O Gabinete de Transição
O trabalho do Gabinete de Transição do novo governo municipal começou no dia 2 de dezembro e irá até o fim do mês. Ele tem como um dos objetivos principais iniciar o debate de ideias e metas que poderão fazer parte do Planejamento Estratégico 2025/2028.
O Planejamento Estratégico do novo governo terá como um de seus pilares a eficiência da gestão do município e é composto por cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.
A coordenação do Gabinete de Transição é feita pelo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere. Para estimular o debate de iniciativas, oficinas sobre os eixos temáticos do novo governo têm sido realizadas sob a coordenação da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e da subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Fernanda Mofati.