Gastronomia

Prefeitura realiza abertura de workshop com foco no desenvolvimento sustentável e na preservação do Pantanal – CGNotícias

 

A Prefeitura de Campo Grande realizou abertura do workshop “Inovação Agrícola e Adaptação Climática: Boas Práticas, Conservação e Desenvolvimento Sustentável”, nesta quinta-feira (28) no Museu das Culturas Dom Bosco, evento realizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio da Prefeitura da Capital. 

Participaram do evento representantes de governos locais e regionais, setor privado, setor produtivo e instituições de pesquisa, e o workshop teve como foco central os impactos das mudanças climáticas no agronegócio, a preservação do bioma Pantanal e estratégias para promover um desenvolvimento sustentável que atenda às demandas ambientais e sociais do Centro-Oeste brasileiro.

“Primeiramente gostaria de agradecer o ICLEI pela organização deste evento. Quando falamos de inovação e boas práticas no agronegócio, temos que pensar que os grandes beneficiários são as pessoas e o meio ambiente, além do ganho de produtividade, ligado diretamente à sustentabilidade”, pontua o Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior.

“Para o governo do Estado é fundamental apoiar e participar dessas iniciativas, visto que por meio delas encontramos as respostas para os desafios que temos, além da troca de de experiência”, explica o Secretário Executivo de Meio Ambiente do Estado, Artur Falcette. 

“O evento “Inovação Agrícola e Adaptação Climática: Boas Práticas, Conservação e Desenvolvimento Sustentável” integra uma semana muito importante para Campo Grande, pois acontece exatamente no momento de fechamento da Cop29, encerramento da gestão da presidência brasileira no G20, momento propício também para refletir sobre oportunidades e desafios para a Cop30, que acontece ano que vem, no Brasil, considerando a perspectiva global; e concomitantemente à instalação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, ao Encontro da Associação Brasileira de Secretários Estaduais de Meio Ambiente, e no marco da Semana da Inovação aplicada ao Agronegócio, na perspectiva local. Tecnologias como o biochar, e experiências como as do Instituto Espinhaço, boas práticas vindas das cidades de Campinas e Belo Horizonte, permitiram uma profícua troca com as referências de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul”, explica Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI para América do Sul.

Para a Conselheira Regional da Região Urbana do Lagoa, Maria Rosalina Gomes, o evento foi espetacular, visto a grande importância por várias razões, especialmente considerando o contexto regional e nacional. 

“Esse evento é uma oportunidade crucial para discutir soluções práticas e inovadoras que atendam aos desafios climáticos e aumentem a competitividade e sustentabilidade da agricultura em Mato Grosso do Sul e no Brasil” comenta a conselheira. 

“A parceria com o ICLEI coloca Campo Grande no centro do debate climático, ganhando relevância nas discussões sobre sustentabilidade, evidenciando como ações locais são cruciais no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção de uma agenda que concilie justiça social, desenvolvimento econômico e conservação ambiental, na busca para a construção de um futuro resiliente e equilibrado”. , comenta a Diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Berenice Maria Jacob Domingues.

#ParaTodosVerem
Foto Capa: Participantes em sala do Museu das Culturas Dom Bosco, em momento do workshop.