Veja como funciona o programa de treino 8×8 desenvolvido por Vince Gironda. Quais os exercícios mais recomendados, séries e repetições, além das vantagens e para quem é indicado.
No mundo da musculação há uma grande diversidade de métodos que podem ser utilizados para distintos propósitos.
Estes métodos muitas vezes são criados ou aprimorados por alguns treinadores e atletas que se destacam no mundo do fisiculturismo e deixam seus ensinamentos que depois são estudados por gerações no futuro.
Vince Gironda foi um destes ícones na musculação o qual seu método é conhecido por diversos praticantes de musculação e neste artigo será relatado quem foi este nome no fisiculturismo, seu método e como funciona.
Índice – Conteúdo do artigo:
Toggle
- Quem foi Vince Gironda?
- Método 8×8 de Vince Gironda
- Principais exercícios recomendados
- Ressalvas ao método 8×8
- Exemplo de treino utilizando o método 8×8
Quem foi Vince Gironda?
Vince Gironda foi um atleta de fisiculturismo e também treinador que ganhou destaque no mundo do bodybuilding por suas ideias em relação a construção do físico no treinamento, assim como também a dieta a qual era adepto.
Uma das suas ideias era a de não somente ganhar músculos, mas sim construir um físico estético e simétrico, além de pregar a dieta low carb como sendo a melhor estratégia para construir um físico musculoso e definido.
Muito conhecido por sua excentricidade e por ser um defensor ferrenho da utilização de uma técnica perfeita nos exercícios, além de utilizar em sua maioria exercícios em barras e halteres.
Vince Gironda foi tão reconhecido no mundo da musculação que lhe rendeu até o apelido de “Iron guru”.
Método 8×8 de Vince Gironda
A intensidade dos treinos de Gironda levava muitos atletas de fisiculturismo ao limite e o seu método mais conhecido e responsável por construir físicos atléticos dos seus pupilos foi o 8×8.
O método consistia em efetuar 8 séries de 8 repetições com intervalos de 30 segundos entre cada série, sendo que aqueles que não possuírem um bom condicionamento podem ficar sem fôlego e não conseguir efetuar o treino.