25 de junho de 2022

FRICCO SPORT BAR

FRICCO SPORT BAR FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

4 formas de aumentar a intensidade do HIIT

3 min read

O HIIT é uma forma interessante de treinar, mas em dados momentos, ficamos sem saber como aumentar sua intensidade. Veja 4 formas de fazer isso neste artigo!

aumentar a intensidade do HIIT Whey Protein Growth Supplements Sempre que pensamos no HIIT, temos uma série de fatores envolvidos. A intensidade sempre será o fator primário a ser tratado e seu controle é fundamental! Porém, depois de determinado tempo treinando, temos uma certa dificuldade em aumentar consideravelmente a intensidade, fazendo com que cheguemos em um platô de desenvolvimento. Porém, existem diferentes formas de aumentar a intensidade do HIIT.

Mas antes de entrarmos nesta abordagem prática, precisamos levantar algumas questões. Em que momento devemos aumentar a intensidade do HIIT?

Aumentar a intensidade do HIIT, será que este é o momento?

Quem pratica o HIIT com frequência, sabe que em determinado ponto, a atividade já não surte mais tamanho efeito. Com isso, temos duas alternativas: ou aumentamos o volume, com mais séries, mais repetições, etc. ou aumentamos a intensidade.

Porém, este é um ponto mais complexo do que parece. Existem diferentes aspectos relacionados com a intensidade dentro do treinamento intervalado. Por exemplo, imagine que você era sedentário e começou a treinar agora. Passada a fase de adaptação inicial, já podemos usar o HIIt na sua mais pura essência. Como o exercício é feito em alta intensidade, sua adaptação é rápida e em pouco tempo, o treino precisa ser alterado para termos mais intensidade. A condição física é um ponto fundamental para termos melhores resultados neste sentido.

Outro ponto a ser destacado é se de fato, o treino está sendo bem executado. Por exemplo, se você não atinge elevados níveis de intensidade, pode parecer que o treino tem menos efeito, mas na verdade, o problema está na execução. Da mesma forma, se os intervalos não forem bem controlados, teremos redução dos efeitos do HIIT, mas graças a falhas na execução e não metodológicas.

Por isso, antes de pensar em aumentar a intensidade de seu HIIT, é muito importante buscar compreender se de fato esta é uma necessidade ou seu treino que precisa ser melhor executado.

Caso a questão central seja mesmo a intensidade, veja agora 4 maneiras de aumentar a intensidade de seu HIIT!

4 formas de aumentar a intensidade do HIIT!

1. Aprimore sua coordenação motora: Esta é uma questão que poucas pessoas levam em conta. Quando pensamos na prática do HIIT, temos que levar em conta a eficiência mecânica dos movimentos. Esta eficiência, nada mais é do que uma boa coordenação intra e intermuscular. Se você executar um treino ao qual seu corpo não está adaptado em termos coordenativos, ficará cansado, mas não treinado.

Mesmo que você execute o HIIT com corrida, o mais natural de todos os movimentos, é preciso melhorar sua coordenação motora com exercícios específicos. Desta maneira, você terá um desgaste metabólico oriundo do esforço muscular e não da adaptação nervosa a um movimento ao qual não está treinado.

Na verdade, a eficiência mecânica dos movimentos deveria ser o ponto de partida para a prática do HIIT, para que tenhamos melhores resultados e também evitemos lesões por movimentos que não respeitam a integridade muscular e articular.

Para que isso seja possível, devemos trabalhar com movimentos coordenativos no treino, que podem ser feitos de maneira separada (em momentos distintos) ou então como “aquecimento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *