25 de junho de 2022

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Posso combinar diferentes métodos de treino na mesma sessão?

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A utilização de diferentes métodos de treino, em uma mesma sessão, traz dúvidas e muitos erros conceituais. Veja agora alguns elementos a serem levados em conta ao usar diferentes métodos de treino na mesma sessão!

Diferentes métodos de treino

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Uma coisa que venho aprendendo com o passar do tempo é que muitas coisas que aparentemente estão erradas, devem ser vistas de óticas diferentes para serem julgadas. Se formos pegar alguns “manuais” de musculação, veremos algumas discrepâncias com a realidade. E sabemos que é ali, na prática, que muitas dúvidas surgem.

Nessa hora separamos os homens dos meninos. Por isso, usar os métodos de treino mais adequados e principalmente, nos momentos e da forma correta é fundamental! Mas será que consigo usar dois métodos diferentes, na mesma sessão e ainda assim ter resultados positivos?

Esta é uma questão complexa e que precisa ser muito bem pensada. Aqui, já quero te dizer que não te darei uma resposta pronta, mas sim um caminho a seguir. Tudo depende de quem é a pessoa treinada. O princípio da individualidade biológica é fundamental neste ponto!

Antes de falarmos especificamente disso, temos que entender quais são os principais métodos de treinamento e de que forma eles são aplicados. Já falamos de grande parte deles! Estes são os métodos de treino mais usados:

  • Agonista-antagonista
  • Pirâmide
  • Repetições escalonadas
  • Super-set
  • Pré-exaustão
  • Bi-set
  • Rest-pause
  • Drop-set

É óbvio que se formos procurar, existem milhares de outros métodos. Porém, estes citados aqui são os mais usados. Além disso, como não vou te dar uma resposta pronta e sim um caminho para que você analise o que é melhor em cada caso.

Diferentes métodos de treino na mesma sessão, por onde começar?

Quando falamos em métodos de treino, estamos falando em estratégias para sair do “tradicional” e buscar melhores resultados. Portanto, aqui já deixamos claro que não há a necessidade de usar estes métodos em alguém iniciante ou sedentário (a não ser em casos muito específicos). Além disso, todos os métodos de treinamento têm alguma limitação e devemos minimizá-la, usando-os no momento correto.

Como dentro de uma periodização temos diferentes momentos em que buscamos objetivos específicos, é muito importante usar estes métodos dentro de uma perspectiva mais assertiva.

Por isso, antes de falarmos da utilização de diferentes métodos dentro de uma mesma sessão, temos que discutir algo muito mais importante: em quais momentos devemos usar métodos de treinamento?

Cada método, seja os que foram apresentados aqui ou outros, tem objetivos específicos muito claros. Para entender melhor isso, temos que buscar a compreensão do conceito de estímulos. Neste artigo, já mostramos as diferenças entre os estímulos tensionais e metabólicos.

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