25 de junho de 2022

FRICCO SPORT BAR

FRICCO SPORT BAR FUTEBOL AO VIVO E GASTRONOMIA

Treino de potência para lutadores

3 min read

Os lutadores, sejam eles amadores ou profissionais, precisam cada vez mais de uma preparação física de qualidade. Neste sentido, o treino de potência para lutadores é cada vez mais importante. Veja mais neste artigo!

Whey Protein Growth Supplements

Os lutadores, sejam eles de lutas agarradas, de trocação ou mistas, precisam de uma composição física muito dinâmica, pois as solicitações são muito variadas. O lutador que conseguir unir e desenvolver através do treinamento, fatores como potencia, equilíbrio, força, resistência e agilidade, com toda a certeza, irá ter grandes vantagens sobre os seus adversários, sendo que isto pode ser fator determinante na vitória ou derrota.

Para o treinamento de potencia, que pode ser considerado um dos mais importantes, será necessário que o lutador construa uma base de treino antes de executá-lo, dentro de sua periodização. Mas antes de falarmos mais especificamente disso, precisamos entender como funciona o treinamento de potência e como ele deve agir.

Treino de potência para lutadores

Basicamente, o treinamento de potencia tem como fundamento, a melhora das transmissões nervosas ao músculo, tornando-as mais rápidas e eficientes. Para que você consiga entender melhor, é importante saber que todos os nossos músculos são inervados por terminações nervosas, que transmitem os potenciais de ação (estímulos), através da rede neural e chegando aos músculos através das sinapses.

O treino de potência precisa melhorar a qualidade e a quantidade de sinapses, favorecendo assim uma melhor comunicação entre os comandos motores e os músculos. Cada fibra muscular pode ser inervada por um ou mais neurônios, sendo que os músculos maiores e mais fortes, tem menos inervações do que aqueles menores. Esta inervação ocorre não apenas nos músculos esqueléticos, mas também nos outros tipos de músculos.

Só para ilustrar, músculos que tem a função de tarefas mais precisas, como os das mãos ou das órbitas oculares, são altamente inervados por terminações nervosas, mas produzem pouquíssima força, justamente pelo fato de poucas fibras serem inervadas por uma sinapse.

Da mesma maneira, músculos mais fortes e maiores, como o quadríceps, por exemplo, são menos inervados, mas produzem muito mais força, pois vários feixes são inervados pela mesma sinapse. A função do treinamento de potencia é justamente aumentar este número de feixes que recebem o estimulo de uma mesma sinapse.

Maneiras de treinar potência para lutadores

Dentro de uma periodização bem feita, é fundamental que o treino de potencia seja feito após uma base muito bem feita, para que não ocorram lesões. Um músculo que vai ser treinado com o intuito de melhorar a sua potencia, precisa antes de qualquer coisa, ter sua resistência e força melhorados. Portanto, se você vai começar a treinar com o objetivo de melhorar a sua potencia muscular,

saiba que antes disso, você precisa de um treino específico para o desenvolvimento de sua resistência muscular localizada, seguido de um treino de força máxima, para então, poder fazer o seu treino de potencia. Isso vai fazer com que seu corpo passe por um período adaptativo fundamental para o seu sucesso.

Neste treino inicial, você não precisa de cargas muito elevadas, pois o objetivo é um volume mais alto e uma intensidade menor, para o desenvolvimento da resistência muscular localizada. Depois disso, no treino de força máxima, você usará menos repetições e mais carga, para então chegar no treino de potencia mais especificamente.

Esta é uma abordagem mais convencional, pois hoje já existem diversas maneiras de treinar a potência, como o Crossfit, ou treinos mais generalistas. É muito importante, que depois de feita a base para seu treino, você siga algumas diretrizes em seu treino de potencia:

Clique para conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *